A diretoria do Fortaleza trabalha na montagem do elenco para a temporada de 2022 e já anunciou quatro reforços e três renovações. Mas as novidades não são exclusivas do mercado: o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda também definiu nomes da base que serão integrados ao principal.
O Diário do Nordeste apurou que a lista registra nomes como o zagueiro Habrãao (20), o lateral direito Vitor Ricardo (21) e o meia Hércules (21). O grupo trabalhou com o profissional em 2021 e participou de rotinas de treinamento, com os rendimentos aprovado.
A comissão técnica trabalha ainda com outros seis nomes para integrar o elenco de Vojvoda - peças que são tratadas de forma interna, mas que serão para todas as posições. São jogadores que o clube entende que terão total capacidade para ajudar nas competições em sequência.
Atletas da base no profissional em 2022:
- Habrãoo: zagueiro destaque do Brasileiro de Aspirantes, quando somou 14 jogos e um gol.
- Vitor Ricardo: lateral direito que atuou como ala no Sub-23, participando de 15 jogos no Aspirantes, com cinco gols marcado. Sob o comando de Enderson Moreira, em 2021, foi titular em uma partida da Copa do Nordeste.
- Hércules: meia/volante que participou da campanha do Brasileiro de Aspirantes, onde somou 14 partidas e dois gols.
A chegada dos jogadores não impede as contratações, mas faz parte do processo de integração na formação tricolor. A longo prazo, a gestão tem como uma das metas aumentar o uso de jovens formados no clube no profissional, além de receber um retorno técnico e também financeiro com as peças.
Em contrapartida, o departamento de futebol busca oferecer uma maior minutagem para atletas com uma faixa etária mais elevada e que tiveram pouco espaço no elenco principal. Deste modo, o zagueiro João Paulo (24), o meia Luiz Henrique (22) e o atacante Coutinho (22) devem ser emprestados.
Nesse processo, o time cedeu o volante Pablo (23) ao Vitória-BA até dezembro de 2022. A tendência é ter uma formação mais competitiva com Vojvoda para alternar entre as competições do calendário: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A do Brasileiro e Taça Libertadores.