O Ceará Sporting Club deu um passo importante em prol da vanguarda da tecnologia no futebol. O clube foi o primeiro do Brasil a lançar um programa de desenvolvimento para startups, em ação denominada de Vozão Conecta. O saldo final: uma série de novos serviços preparados ao torcedor.
A proposta foi desenvolvida em parceria com a empresa Enzima e teve duração de três meses, encerrada em fevereiro. Com edital aberto e desafios impostos ao mercado, a diretoria do Vovô recebeu mais de 100 inscrições para viabilizar plataformas de inovação.
Do montante, sete foram selecionadas - entre instituições brasileiras e dos EUA. “Estamos com alguns projetos em processo final de implantação, outros com resultados promissores. A gente lançou desafios e buscamos soluções envolvendo o clube e também o torcedor”, explicou Marcos Medina, gerente de Tecnologia e Inovação do clube.
As respectivas ações ativações de produtos são parte das metas desenvolvidas pelos setores comercial, de tecnologia e de marketing - com coordenação do diretor Lavor Neto. Com apoio de colaboradores, a estimativa de lançamento de parte das ativações está sujeita ao retorno do público.
Na troca, o Ceará oferece espaço para desenvolvimento das startups e, com os projetos concluídos e testados, pode firmar contratos para sequência do produto - além de contribuir com a divulgação das empresas. Todos os itens acordados são ideias e podem ser lançados ao longo de 2021.
Projetos do Ceará com foco na experiência do torcedor
- Pulseira tecnológica: equipamento disponibilizado ao torcedor para efetuar pagamentos e contratação de serviços com mais facilidade durante as partidas com mandos do clube.
- Organização de rachas com ídolos do clube: chance de contratar ex-atletas para eventos, além das presenças do mascote Vozão e das Vovozetes.
- Museu online: espaço virtual com parte do acervo histórico do clube.
- Ferramenta de gamificação: plataformas interativas para realizar games e apostas através de perguntas como: indique quem será o primeiro atleta do Ceará a marcar um gol na partida.
“É um movimento integrado e todos ganham. Tem o desenvolvimento, mas a gente também coloca a startup no mercado, abre oportunidades”, reforçou João Costa, gerente de marketing do Ceará.
Para além dos mecanismos voltados ao torcedor, o Ceará conseguiu viabilizar projetos para acelerar a comunicação interna, ampliar a produção audiovisual, fornecer maior acompanhamento de contratos e ter um sistema de edição adaptado ao departamento de análise alvinegro.
“A visão do Ceará era para buscar soluções e olhar para dentro do mercado também. Até com empresas cearenses, conseguiram melhorar a comunicação interna, estreitar laços de patrocínio, TI e torcida. A gestão ajuda nisso, com tudo bem feito se chega em mais receita e impacto”, detalhou Felipe Ribbe, head de novos negócios da Enzima.
Assim, as perspectivas de crescimento são mantidas. Alinhado com o desenvolvimento tecnológico, o equilíbrio financeiro e os resultados esportivos, o Alvinegro de Porangabuçu se consolida como potência emergente e pronta para atingir novos degraus de profissionalização.