Ceará e Fortaleza estão entre clubes com maior interação nas redes; veja ranking mundial

O relatório é da Sports Value, em parceria com a Zeeng, sobre a presença digital dos times

O futebol cearense é forjado no torcedor: a paixão é diferente no solo alencarino. Reconhecido pelos  grandes espetáculos (mosaicos, show pirotécnico e lotações no estádio), a ausência de público trouxe impacto imediato em Ceará e Fortaleza, representantes da Série A. O contraponto reside na comunicação virtual, os times estão entre os maiores do mundo em engajamento nas redes sociais.

O relatório é da Sports Value, em parceria com a Zeeng, sobre a presença digital dos times. O intervalo analisado foi entre os meses de julho e setembro. Veja documento completo.

O contexto externa força e também o trabalho das equipes locais. As atuais gestões buscam a profissionalização dos setores de comunicação e marketing, promovem campanhas de destaque e ampliam contato com os torcedores.

Entenda: a posição no ranking é gigante ao aproximá-los de clubes como Bayern de Munique [ALE], Chelsea [ING] e Real Madrid [ESP]. No escopo latino-americano, a relevância de Vovô e Leão é ainda maior, em processo de expansão da marca para novos mercados investidores.

Ranking Top-40 em interações por milhões

  • 01. Liverpool (449)
  • 02. Barcelona (434)
  • 03. Manchester United (368)
  • 04. Real Madrid (246)
  • 05. Chelsea (243)
  • 09. Flamengo (167)
  • 15. Corinthians (41)
  • 17. Palmeiras (31)
  • 18. Vasco da Gama (31)
  • 21. São Paulo (27)
  • 22. Atlético-MG (26)
  • 23. Santos (26)
  • 28. Fluminense (17)
  • 29. Grêmio (14)
  • 31. Internacional (14)
  • 32. Botafogo (13)
  • 35. Cruzeiro (11)
  • 37. Ceará (10)
  • 38. Fortaleza (8)

Ranking de Eficiência Digital por milhões (*)

  • 01. Barcelona (8,29K)
  • 02. Liverpool (7,69K)
  • 03. Real Madrid (7,62K)
  • 04. Manchester United (7,54K)
  • 05. Palmeiras (7,41K)
  • 35. Ceará (5,05K)

(*) = inclui redes sociais, matérias jornalísticas e outros conteúdos digitais.

Ranking de interação média por vídeo

  • 01. Flamengo (44.886)
  • 02. Barcelona (28.516)
  • 03. Fluminense (21.717)
  • 04. Vasco da Gama (16.336)
  • 05. Liverpool (16.025)
  • 35. Fortaleza (2.301)

Ranking Top-22 em Share of Voice (**)

  • 01. Atlético-MG (5K)
  • 02. Toluca (4,9K)
  • 03. Santos (4,4K)
  • 04. Manchester United (4,3K)
  • 05. Flamengo (4,3K)
  • 21. Ceará (2,8K)

(**) = representa o quanto os times postaram nas redes sociais no último trimestre.