Valores a receber: veja como consultar o 'dinheiro esquecido' no site do BC

Valores podem ser visualizados por meio de site disponibilizado pelo Banco Central

Escrito por Redação ,
Pessoa segurando cédulas de real
Legenda: Segunda fase terá cerca de R$ 6 bilhões a serem devolvidos para 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas
Foto: Shutterstock

O sistema 'Valores a Receber', que possibilita a consulta de dinheiro esquecido em bancos, volta a funcionar nesta terça-feira (28), às 10h, após quase um ano de paralisação.

Dessa forma, por meio do site disponibilizado pelo Banco Central (BC), é possível descobrir se existe algum dinheiro para receber em alguma instituição financeira.

Ao todo, a segunda fase terá cerca de R$ 6 bilhões a serem devolvidos para 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas. Em caso de valores existentes a receber, o cidadão pode solicitar a devolução até o dia 7 de março. 

O cronograma de desenvolvimento das melhorias do Sistema de Valores a Receber (SVR) foi atrasado por conta da paralisação dos servidores do banco em 2022. Agora, o site disponibiliza novidades como impressão de telas, sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida.

Veja também

Além disso, os dados também vão ficar disponíveis para quem tem conta conjunta. Caso algum dos titulares solicite o valor, o outro terá acesso aos valores, data e CPF de quem solicitou.

No caso do acesso a valores de falecidos, o processo será permitido para herdeiros, testamentários, inventariantes ou representante legal, informando os dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

Cuidados com golpes

Com a reabertura do sistema, o Banco Central informou os cuidados necessários para não passar por golpes em meio a essa solicitação.

Todos os serviços do 'Valores a Receber' são gratuitos e o BC não envia links para tratar sobre valores ou confirmar dados pessoais. 

No meio dos cuidados, o sistema também alerta que não é recomendado fornecer senhas e apenas a instituição mostrada no 'Valores a Receber' é que pode contatar o cidadão em questão.

Veja o passo a passo para consultar e sacar o 'dinheiro esquecido'

  • Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br, do Banco Central;
  • Use o CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa para consultar se você tem valores a receber;
  • Se sim, guarde a data que o sistema vai informar;
  • Quando não existe login no Gov.br, é possível fazer cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store);
  • É necessário um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  • Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use o login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar a transferência;
  • Caso perca a data de resgate, acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br em outro dia e o sistema vai informar nova data para retorno.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados