Quais as cidades cearenses que mais abriram vagas de emprego em 2024?
O setor de serviços teve a maior geração de novas vagas
O Ceará gerou 62.312 empregos formais de janeiro a novembro de 2024, completando onze meses com saldo positivo de criação de vagas com carteira assinada. Em novembro, foram gerados 4.443 empregos.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), considerando o saldo entre trabalhadores admitidos e desligados.
O setor de serviços foi o que mais gerou novos empregos ao longo de 2024 (30.310 vagas). Também se destacam indústria (15.195) e comércio (10.064).
A área da construção gerou 4.292 novas vagas ao longo do ano. Já a agropecuária teve saldo de 2.454 empregos de janeiro a novembro.
Fortaleza foi a cidade com maior saldo de empregos (31.041). Em seguida está a cidade de Sobral, que gerou 3.534 postos de trabalho de janeiro a novembro.
Também se destacam na geração de postos formais de trabalho as cidades de Juazeiro do Norte, Maracanaú e Horizonte.
Menor taxa de desemprego do Nordeste
O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, destaca que o Ceará alcançou a menor taxa de desemprego do Nordeste, com índice de 6,7% - também a menor da série histórica.
“Estes números mostram que estamos no caminho certo, focados na parceria entre o público e o privado para ampliar ainda mais estes resultados”, analisa.
A taxa de desemprego do Brasil é de 6,1%, também o menor índice de toda a série histórica, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo IBGE.
Vladyson Viana ressaltou ainda a importância de trabalhar para reduzir as desigualdades entre a população. A maior parte das vagas foi ocupada por homens: foram 34.184 postos, cerca de 54,86%.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.