Procon Fortaleza registra até 94% de desconto em dívidas negociadas pelo WhatsApp
A ferramenta "Negocie Procon" está disponível pelos números de Whatsapp (85) 98439-6661 e 98896-8888.
De 28 de abril a 29 de maio o Procon Fortaleza registrou 4.323 atendimentos por meio da ferramenta "Negocie Procon", voltada para negociação de dívidas entre consumidores e empresas. Destes, 2.583 prosseguiram para negociações abertas e os demais atendimentos não se enquadravam nos pré-requisitos estabelecidos pela instuição, como possuir dívidas com as empresas participantes ou dívidas já terceirizadas, que são vendidas a financeiras.
Em uma das negociações, um consumidor possuía débito de empréstimo no Banco Bradesco, no valor de R$ 19.069,49 e obteve desconto de 94,76% para pagamento à vista da dívida, que caiu para R$ 999,24. O balanço das negociações de dívidas, realizadas pelo aplicativo de mensagens "Whatsapp" foi divulgado pelo Procon Fortaleza nesta segunda-feira (1).
Em outro caso, um consumidor registrava débito com a empresa Tim, no valor de R$ 725,93. A operadora de telefonia ofertou desconto de 90%, restando para pagamento à vista, o valor de R$ 72,59.
Pelo menos 10 empresas aderiram ao formato de conciliação. São operadoras de telefonia, bancos, operadoras de cartão de crédito e ainda concessionárias de água e de energia elétrica.
Horário de funcionamento
A ferramenta "Negocie Procon" está disponível pelos números de whatsapp (85)98439-6661 e 98896-8888. O serviço funciona durante o período de isolamento social, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Os números são somente para mensagens de texto, não recebendo ligações telefônicas. Somente consumidores residentes na Capital podem participar, devido a área territorial de atuação do Procon Fortaleza.
O Procon orienta que, ao entrar em contato pelo whatsapp, o consumidor descreva seu problema, apresentando uma proposta de negociação, e se identifique com dados pessoais do titular da dívida, como CPF, RG e endereço.
Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, as empresas atenderam o pedido de apresentar condições facilitadas para os consumidores. "O serviço, que é pioneiro, demonstra que é possível negociar dívidas, mesmo no momento difícil que estamos vivendo".
Balanço "Negocie Procon"
Total geral de atendimentos: 4.323
Negociações abertas: 2.583
Acordos: 894
Sem acordo: 351
Em análise: 859
Desistência da negociação: 84
Impossibilidade de contato com o consumidor: 277
Débito não encontrado com a empresa: 118
Atendimentos por empresa
Empresa Atendimentos:
Bradesco 815
Enel Distribuidora do Ceará (Enel) 575
Itaú/Hipercard 371
Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) 330
Oi 165
Fortbrasil 138
Vivo 103
Claro 56
Tim 30