Planos de saúde não podem limitar número de consultas, decide ANS

Medida vale para sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas

Escrito por Redação ,
Criança necessita de atendimento especializado
Legenda: A medida vale para os usuários de planos de saúde com qualquer doença ou condição de saúde listada pela OMS
Foto: Kid Jr/SVM

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou o fim do limite do número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

A medida vale para os usuários de planos de saúde com qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como paralisia cerebral, síndrome de Down e esquizofrenia. A nova resolução normativa será válida a partir de 1º de agosto de 2022.

De acordo com informações da Agência Brasil, a decisão aconteceu em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (11) e tem o objetivo de promover a igualdade de direitos aos usuários da saúde suplementar e padronizar o formato dos procedimentos atualmente assegurados.

Veja também

Dessa forma, foram excluídas as Diretrizes de Utilização (condições exigidas para determinadas coberturas) para as consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, e o atendimento passará a considerar a prescrição do médico assistente.

No início deste mês, a ANS já havia tornado obrigatória a cobertura para qualquer método ou técnica indicada pelo profissional de saúde responsável para o tratamento de Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados