INSS cria serviço de agendamento para entrega de documentos exigidos

Serviço busca auxiliar solicitantes de benefícios que não conseguem enviar documentos requeridos no processo por meios digitais

Escrito por Redação ,
fotografia
Legenda: As urnas ficam disponíveis para depósito de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Foto: Natinho Rodrigues

Diante da suspensão do atendimento presencial e da dificuldade de algumas pessoas em enviar documentos digitalmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou mais uma opção para solicitantes anexarem documentos em seus processos. A chamada Exigência Expressa vale em todo o País para que os segurados depositem em urnas na entrada das agências a documentação solicitada.

Através do telefone 135 ou pelo site, o solcitante deve agendar a entrega mediante o número do protocolo do benefício em análise e nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o envelope na urna.

Ao agendar o serviço, é necessário preencher e assinar o formulário de Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações e juntá-lo a um envelope lacrado, com cópia de RG e dos documentos apontados na exigência.

O envelope precisa ser identificado pelo lado de fora com os seguintes dados: nome completo, CPF, endereço completo, telefone, e-mail, se tiver, e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa.

As urnas ficam disponíveis para depósito de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O INSS lembra que não são aceitos documentos originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É necessário, porém, que estejam legíveis e sem rasuras. As urnas não aceitam exigências quanto à antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

O órgão ainda explica que os papéis depositados serão escaneados e inseridos no sistema, de forma a dar continuidade ao processo. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo Meu INSS ou telefone 135.

Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve acessar o Meu INSS, ou ligar 135, ou ainda o WhatsApp (61) 8638-8396. Também estão disponíveis os telefones de plantão de dúvidas das agências.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados