Imposto de Renda 2024: veja como baixar programa para PC e celular
Programa e aplicativo foram disponibilizados para download pela Receita Federal nesta terça-feira (12)
Prestes a iniciar o prazo para a declarar do Imposto de Renda 2024, a Receita Federal liberou, nesta terça-feira (12), para download o aplicativo e o programa utilizados para declaração. O período para preenchimento dos dados se inicia na sexta (15) e segue até 31 de maio.
O nome do programa é IR 2024 e pode ser baixado tanto para computadores como para dispositivos móveis. É importante atentar ao fato de que é necessário fazer o download do aplicativo deste ano.
Veja também
Como baixar o programa para computador:
O contribuinte poderá baixar o programa no Windows, Multiplataforma (zip) e Outros (Mac, Linux, Solaris). Para isso, basta acessar o site da própria Receita Federal.
Siga os passos abaixo:
- Clique na opção 'Baixar programa', podendo escolher entre a opção Windows ou as demais apresentadas pela Receita Federal;
- Com o fim do download, uma caixa de introdução será aberta, onde se deve clicar em 'Avançar';
- Selecione a pasta onde o programa deverá ser instalado ou crie uma pasta onde ele será colocado.
- Em seguida, clique em 'Avançar' novamente;
- Crie um atalho para o programa na Área de Trabalho e clique em 'Avançar' novamente;
- Com a instalação concluída, clique em 'Terminar'.
Como baixar o aplicativo para celular:
No celular, os aplicativos disponibilizados pela Receita são para Android e iOS. Para encontrá-los, basta buscar por 'Meu Imposto de Renda' na loja de aplicativos.
Contribuintes que tenham recebido rendimentos com renda superior a R$ 5 milhões em 2020, vinda do exterior, da recuperação da parcela isenta da atividade rural ou vindo de lucro de venda de imóvel para aquisição de um novo não podem realizar o processo pelo aplicativo.
Além dos programas, será possível realizar o processo de declaração por meio da página 'Meu Imposto de Renda'.
Declaração de Imposto de Renda
Conforme o calendário deste ano, o período para entrega da Declaração de Imposto de Renda será de dois meses e meio, o mesmo estabelecido no ano passado. Caso o envio do documento não seja feito dentro do prazo, o contribuinte poderá ser multado.
O prazo estabelecido desde 2023 é uma extensão do que geralmente era praticado pela Receita Federal. Em 2022, por exemplo, foi possível declarar o IR somente até o fim de abril. O padrão a ser seguido nos próximos anos será o de permitir a declaração até o fim de maio.