Governo do Ceará lança app para conectar empregadores e trabalhadores autônomos; veja como funciona
O aplicativo se chama "Tem Trabalho" e está disponível para download nos sistemas Android e iOS
O Governo do Ceará lançou, nesta quarta-feira (23), o aplicativo "Tem Trabalho". O recurso foi pensado para conectar empregadores e trabalhadores autônomos.
"A partir de hoje, está funcionando o 'Tem Trabalho'. Nós estamos fazendo uma inovação tecnológica e criando um aplicativo. Você vai se cadastrar e, do outro lado, a pessoa que quer contratar vai ter acesso ao seu currículo", explicou o governador Elmano de Freitas (PT) em transmissão ao vivo nas redes sociais.
Disponível para os sistemas iOS e Android, o app foi desenvolvido para viabilizar o contato entre oferta e demanda, facilitando a contratação de diferentes serviços.
Veja também
Como funciona o app?
Na plataforma, criada pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), os empregadores terão acesso a currículos de trabalhadores autônomos como pedreiros, pintores, faxineiros, bombeiros hidráulicos, eletricistas, marceneiros, cuidadores de idosos, organizadores pessoais, entre outros.
A expectativa do Governo é, até o fim deste ano, intermediar mais de 4 mil contatos do tipo, segundo o secretário do Trabalho em exercício, Renan Ridley.
Para acessar o app, é preciso fazer um cadastro com seus dados básicos, como CPF e e-mail. Depois de ativar a conta, o aplicativo irá perguntar se você pretende utilizá-lo como trabalhador autônomo ou como alguém interessado em contratar algum serviço.
Se escolher contratar serviços, aparecerá uma página com as seguintes categorias: Serviços Domésticos; Reparos; Cozinha; Construção; Pintura; Eventos e Diversos. Escolhida a que você precisa, você deverá informar a urgência da demanda: se é para ser feita imediatamente ou se pode ser agendada.
Reunidas as informações necessárias, a solicitação será enviada para os prestadores de serviços autônomos, que também terão a liberdade de escolher se querem ou não aceitar o trabalho.