Governo começa a notificar vítimas de fraude milionária no INSS nesta semana

Os beneficiários começarão a receber os comunicados a partir desta terça-feira (13), exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Tela do aplicativo Meu INSS exibindo opção de login com gov.br e informações sobre serviços e senhas. O serviço será utilizado para notificar os aposentados e pensionistas que tenham sido vítimas de uma fraude relacionada a descontos associativos indevidos nos benefícios previdenciários.
Legenda: O ressarcimento dos valore devem ser solicitados a partir de quarta-feira (14).
Foto: Shutterstock

A partir desta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia a notificação de aposentados e pensionistas que tenham sido vítimas de uma fraude relacionada a descontos associativos indevidos nos benefícios previdenciários. A medida, segundo o órgão, faz parte de uma ação do Governo Federal para identificar e ressarcir os segurados prejudicados.

Os beneficiários começarão a receber os comunicados a partir desta terça-feira (13), exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS. O alerta informará quais valores foram descontados e a que entidades eles se referem. Caberá ao segurado confirmar se autorizou ou não as cobranças.

Já a partir de quarta-feira (14), aqueles que identificarem descontos indevidos poderão solicitar o ressarcimento diretamente no próprio aplicativo.

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Beneficiários sem riscos

De acordo com o INSS, 27 milhões de beneficiários que nunca tiveram qualquer tipo de desconto associativo em seus benefícios já foram notificados no último dia 8 de maio. Segundo o órgão, essas pessoas não correm risco de terem sido lesadas.

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Alerta contra golpes

O INSS reforça que não realiza contato por telefone, SMS ou aplicativos de mensagens. As notificações legítimas sobre esse processo serão feitas somente pelo aplicativo Meu INSS.

A recomendação do órgão é que os segurados fiquem atentos e acessem o aplicativo com frequência para garantir que eventuais mensagens sejam visualizadas com rapidez.

Em caso de dúvida, o atendimento pode ser feito pela central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

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