Dataprev abre novo período de contestação para quem teve auxílio emergencial negado

Saiba como fazer a contestação no site do Dataprev

Escrito por Redação ,
Celular com aplicativo do auxílio emergencial em cima do dinheiro
Legenda: O sistema só vai aceitar critérios passíveis de contestação, que são os que permitem haver atualização de bases de dados da Dataprev
Foto: Brenda Rocha/Shutterstock

Os beneficiários do auxílio emergencial 2021 que tiveram solicitação negada na última segunda-feira (26), poderão contestar a decisão até o dia 6 de maio. O novo período de contestação vale para os requerimentos que ainda estavam em processamento. 

A contestação é realizada no site da Dataprev e tem o objetivo de permitir que essas pessoas tenham uma nova análise com bases de dados mais atualizadas.   

Veja também

Como contestar 

A contestação é feita no mesmo site da consulta. O sistema só vai aceitar critérios passíveis de contestação, que são os que permitem atualização de bases de dados da Dataprev. Neste caso, basta clicar em "Solicitar contestação".

Feita a contestação, a Dataprev fará uma reanálise do cadastro com as novas informações do trabalhador. A análise não tem prazo, por isso é importante conferir o site de consultas diariamente. Até as 13h desta segunda, o Portal de Consultas registrou mais de 65,4 milhões de acessos.

O auxílio emergencial 2021 só será pago aos trabalhadores que tinham o direito reconhecido em dezembro do ano passado e se encaixam nas regras deste ano.

Inicialmente, serão contemplados cerca de 40 milhões de famílias. O benefício pode ser ampliado se houver novas discussões no Congresso Nacional a respeito de limites fiscais, em função do cenário de pandemia, segundo o Ministério da Cidadania.​

Quais os contatos para contestar auxílio negado 

É possível entrar em contato com ministério pelo telefone 121 e pela Ouvidoria por meio de formulário eletrônico. Outra opção é enviar uma carta para o endereço: SMAS - Setor de Múltiplas Atividades Sul Trecho 03, lote 01, Edifício The Union, térreo, sala 32, CEP: 70610-051 - Brasília/DF.

Novo lote pagamentos 

Neste novo lote de processamento, 206.126 famílias foram consideradas elegíveis a receber o benefício e terão as transferências nas constas digitais seguindo o calendário dos novos pagamentos. 

O valor a ser investido pelo Governo Federal no pagamento de cada parcela para este novo público é de R$ 40,26 milhões. Vale lembrar que o Congresso Nacional autorizou um investimento de R$ 44 bilhões no Auxílio Emergencial 2021.  

O modelo de escalonamento das transferências, adotado no ano passado, segue com o objetivo de evitar filas e aglomerações nas agências da Caixa e nas lotéricas. A estimativa é de que as quatro parcelas do benefício cheguem a cerca de 40 milhões de famílias. 

Novo calendário de pagamentos do auxílio emergencial

O governo e a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciaram antecipação nas datas de saques da primeira parcela do auxílio emergencial. Com a mudança, a autorização para saques ou transferências desses valores pelos beneficiários será antecipada em até 18 dias, a depender da data de nascimento.

Calendário do auxílio para público do Bolsa Família

O calendário de pagamentos para os beneficiários do Bolsa Família segue as datas regulares do benefício, a partir do número final do NIS. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados