CRLV digital: saiba como ter acesso online ao documento do carro

O CRLV Digital, seja arquivado no celular ou impresso em papel comum, possui a mesma validade do CRLV impresso em papel moeda

Escrito por Redação ,
Legenda: É possível obter o documento pelo site do Detran-CE e por meio de aplicativo desenvolvido pelo Serpro e Denatran

Documento imprescindível aos motoristas, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pode ser obtido de forma digital, evitando que eventos como roubo ou perda obriguem a solicitação de uma segunda via e aguardar a entrega pelos correios.

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) disponibiliza o CRLV digital pelo site, em formato PDF. O motorista pode imprimir em casa o documento.

Veja como fazer pelo site do Detran:

  • Acesse a "Central de Serviços"
  • Clique em "Novo CRLV Digital"
  • Preecha os dados da placa e Renavam ou chassi;
  • Clique em "Baixar CRLV";
  • Informe o número e o código de segurança do Certificado de Registro de Veículos (DUT).

O documento estará disponível poucas horas após o pagamento da taxa de licenciamento. O CRLV Digital, seja arquivado no celular ou impresso em papel comum, possui a mesma validade do CRLV impresso em papel moeda que deixa de existir, conforme deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 180/2019.

Veja também

A veracidade do documento é atestada por meio de um QR Code específico que será lido pelo aplicativo usado pelos órgãos de fiscalização de trânsito, mesmo em locais em que não haja internet.

Aplicativo

O novo formato do CRLV Digital já está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serpro, em parceria com o Denatran. No app também é possível obter a CNH Digital. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados