Chaves Pix: Caixa recebeu mais de 1 milhão de cadastros

O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, a previsão que a plataforma passe a operar no dia 16 de novembro

Escrito por Redação ,
Legenda: O Pix é uma nova ferramenta que estará à disposição dos brasileiros visando oferecer comodidade, já que a plataforma ficará disponível 24h por dia
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com o cadastro liberado deste a última segunda-feira (5), a Caixa já registrou mais de um milhão de cadastros das Chaves Pix em todo o Brasil. O Pix é um novo modelo de pagamento instantâneo criado e gerido pelo Banco Central (BC), que visa simplificar os processos de transações bancárias.

Até o momento, a Caixa foi o único banco que informou o número de cadastramentos realizados. A reportagem entrou em contato com outros bancos ao longo desta semana, mas não obteve resposta sobre os números de cadastrados. 

Veja também

Com a chave Pix, os usuários não precisarão mais informar o número de conta e agência, para realizar as transações, o cliente poderá utilizar o CPF, CNPJ, número de telefone ou e-mail do destinatário para realizar uma transferência, que serão vinculados a conta corrente ou poupança, em substituição aos dados bancários. Além disso, as transações poderão ser feitas por meio de QR Code.

O Pix é uma nova ferramenta que estará à disposição dos brasileiros visando oferecer comodidade, já que a plataforma ficará disponível 24h por dia, todos os dias da semana, até nos finais de semana e nos feriados. Os clientes poderão ser identificados com apenas uma informação, chamada de Chave PIX, e entre os clientes Pessoa Física, não haverá cobrança de tarifas.

Como se cadastrar

A Caixa informa que os clientes do banco poderão efetuar o cadastro por meio do aplicativo Caixa ou pelo Internet Banking. Ao acessar e  escolher o canal digital, o cliente deve clicar no ícone "Pix" e depois em "cadastrar chave". Feito isso, no próximo passo, o cliente deverá escolher qual tipo de chave ele deseja cadastrar, podendo vincular o seu registro no Pix ao CPF, número do celular, e-mail ou gerar uma chave aleatória.

A chave aleatória é uma opção para os clientes que optam por não compartilhar informações nas transações financeiras. Essa chave consiste em um conjunto de letras, símbolos e números que vai identificar a conta de destino dos recursos.

Logo em seguida, nos próximos passos, o cadastro já é concluído com a confirmação das informações dos usuários. O procedimento poderá ser realizado de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, exceto em feriados.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados