Cearense Waldery Rodrigues pede demissão do Ministério da Economia

Doutor em economia, ele ocupava o cargo de secretário especial da Fazenda

Escrito por Diário do Nordeste/Folhapress ,
fotografia
Legenda: O cearense, natural de Missão Velha, Waldery Rodrigues é engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O cearense Waldery Rodrigues pediu demissão do cargo de secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia. A informação foi confirmada por fontes da área econômica, nesta terça-feira (27).

[Atualização às 18:06, de 25/10/21] O Diário do Nordeste noticiou anteriormente que Waldery havia sido demitido do cargo. No entanto, em contato com a reportagem, Waldery retificou a informação

Acionado pelo Diário do Nordeste, o Ministério, no entanto, afirmou que não irá comentar o assunto. 

Além de Rodrigues, a assessora especial Vanessa Canado também estaria deixando o cargo.

Veja também

Mudanças

O cargo de Rodrigues será ocupado Bruno Funchal, atual secretário do Tesouro Nacional.

De acordo com integrantes do governo, o trabalho executado pelo secretário especial desde o começo da gestão causou fadiga e desgaste na relação dele dentro e fora do ministério, acima e abaixo na hierarquia.

Jeferson Bittencourt, atual assessor especial de Guedes na interlocução com o Congresso, é o principal cotado para assumir a vaga de Funchal na secretaria do Tesouro. Ele é cogitado há muito tempo por Guedes para assumir um novo cargo em meio às mudanças que são estudadas há meses.

Informalmente, as movimentações são discutidas desde a saída de Mansueto Almeida, ex-secretário do Tesouro que já teve atritos com Waldery (o Tesouro é subordinado ao secretário de Fazenda).

Histórico

O plano para as trocas se intensificou no episódio do "cartão vermelho" do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) direcionado à equipe econômica após Waldery defender em entrevista o congelamento do reajuste para aposentados.

Waldery é visto pelo próprio ministro como alguém importante tecnicamente, além de um servidor dedicado e leal –nas palavras de interlocutores.

Por outro lado, já havia questionamentos sobre o desempenho de sua secretaria em diferentes episódios.

Perfil 

Cearense, natural de Missão Velha, Waldery Rodrigues é engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de mestre e doutor em economia pela University of Michigan e Universidade de Brasília

Rodrigues é consultor do Senado Federal na área de Política Econômica e tem larga experiência no setor público. Foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e exerceu diversos cargos no antigo Ministério da Fazenda (Economia). 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados