Capital segue na fase 3, mas barracas e agências de turismo são liberadas

Padarias e restaurantes terão horário ampliado para atender também ao café da manhã em Fortaleza. Segundo o governador, nova análise dos especialistas da área da saúde permitiu que segmentos voltassem a operar

Escrito por Redação ,
Legenda: O retorno das atividades das barracas de praia estava previsto para o começo da fase 3 em Fortaleza, mas foi atrasado após análise de especialistas da área da saúde
Foto: Thiago Gadelha

O plano de retomada responsável da economia segue avançando de forma gradual no Ceará. No fim da tarde de ontem (10), o governador Camilo Santana anunciou que as barracas de praia e as agências de turismo em Fortaleza estarão liberadas a operar a partir da próxima segunda-feira (13).

Previstos para fases diferentes, os segmentos tiveram a liberação alterada pelo Governo do Estado após análise dos especialistas da área da saúde. Além disso, foi confirmado que padarias e restaurantes terão horário estendido para atender no horário do café da manhã.

Veja também

De acordo com o projeto inicial do plano de retomada, as barracas de praia deveriam ter sido liberadas para retomar as atividades ainda no começo desta semana na Capital, quando se iniciou a terceira fase de reabertura. Contudo, segundo Camilo, após análises dos dados da saúde, as barracas foram excluídas da etapa.

Uma semana depois, porém, com a revisão dos dados de internações, contaminação e óbitos por covid-19, os empreendimentos foram autorizados a operar durante o horário de almoço.

"Isso foi uma demanda do setor que nós consideramos e achamos ser um ponto que fazia sentido", disse Camilo.

O caso das agências de turismo é diferente, já que elas estavam enquadradas como parte do trade turístico, com liberação prevista apenas na quarta fase do plano. Contudo, o governador explicou que, por serem consideradas como atividade de escritório, as agências serão redefinidas no projeto e seguirão protocolo semelhante ao do comércio.

"As agências de turismo estavam com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de turismo, mas são atividades de comércio, de venda de pacotes de turismo, então nós reavaliamos e liberamos agora nesta segunda semana da terceira fase", comentou o governador.

Restaurantes e padarias

Durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, Camilo também comentou que os restaurantes e as padarias em Fortaleza terão horário estendido a partir da próxima segunda. Funcionando das 9h às 16h até amanhã (11), os estabelecimentos ganharão mais 3 horas para operar e poderão abrir das 6h às 16h.

Na decisão, ainda permanecem de fora os bares e o funcionamento noturno de restaurantes, que estava previsto no plano inicial do Governo do Estado para a fase 3. O governador não falou a respeito do assunto durante a apresentação das mudanças em transmissão nas redes sociais.

Camilo voltou a reforçar que todas as decisões referentes à abertura de setores da economia durante o plano de retomada estão sendo tomadas após a análise dos especialistas da saúde. "Todas as decisões são pautadas e orientadas pelo comitê científico de saúde que vem acompanhado os indicadores, que felizmente têm melhorado. O Ceará continua em queda (da contaminação) e vem melhorando os indicadores da pandemia".

O Governo do Estado, contudo, ainda não quantificou o impacto dessa liberação de barracas de praias, agências de turismo e padarias, para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) ou o número de empregos que serão liberados com essa nova etapa do decreto estadual. A informação foi confirmada por uma fonte ligada ao plano de retomada.

Avanço por região

Sobre as fases do plano, não houve mudanças na Capital. Camilo confirmou que Fortaleza seguirá na fase 3, indo para a segunda semana desta etapa. Cada fase do projeto tinha a previsão de ser realizada em pelo menos 14 dias, considerando os índices da saúde.

Segundo o prefeito Roberto Cláudio, os indicadores têm registrado um padrão de quedas nas últimas semanas. Ele comentou que a procura por atendimento e por aparelhos de tratamento para os casos mais graves de Covid-19 tiveram reduções constantes, o que permite o avanço do plano na Capital.

"A gente continua, em Fortaleza, em uma tendência de queda de óbitos e de atendimentos, e isso nos deu a segurança para dar esse novo passo da retomada. As barracas de praia, que cumprem um papel econômico e têm uma função de lazer, poderão abrir também. Ainda temos a abertura das agências de turismo e isso é importante para a economia", disse o prefeito.

Interior

O governador também destacou que a pandemia tem avançado de forma diferente no Estado. Com isso, a macrorre-gião da Capital, considerando os municípios da Região Metropolitana e outras cidades, permanecerá na fase 2, indo para a segunda semana prevista para a etapa.

Já as macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe permanecerão na primeira fase do plano de retomada. A única mudança ocorre em Sobral e Tianguá, que saem do isolamento rígido para a transição, fase em que permanecem as macrorregiões do Norte e do Cariri.

Contudo, por ainda apresentarem números crescentes de casos e internações, os municípios de Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu permanecerão em isolamento rígido por, pelo menos, mais sete dias. O prazo foi estabelecido pelo novo decreto.

Sobre o avanço da pandemia no Estado, o prefeito de Fortaleza reforçou que o comitê de saúde organizado pelo Governo continuará a monitorar o dados relacionados ao novo coronavírus. Ele aproveitou para ressaltar a importância das medidas de isolamento social para o combate ao avanço da pandemia.

"Vamos continuar monitorando dados e ver o que está acontecendo dia a dia para seguirmos esse processo de retomada gradual. E queria reforçar a mensagem para que sigamos tomando os cuidados, usando máscaras, lavando as mãos com água e sabão ou álcool em gel, e mantendo o distanciamento social", concluiu Roberto Cláudio.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados