Após falhas, aplicativo da Sefaz volta a funcionar e já emite boletos do IPVA em 2022 no Ceará

A emissão foi liberada nesta segunda-feira (3); veja o passo a passo

Escrito por Redação ,
Legenda: Em 2022, cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados. O Estado deve arrecadar R$ 1,45 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual
Foto: Kid Junior

Após falhas no sistema, o aplicativo da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) está disponível, nesta terça-feira (4), para a emissão do boleto para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano de 2022. 

Veja também

Na segunda-feira (3), quando o boleto foi liberado pelo órgão, a plataforma apresentou problemas para contabilizar o desconto do programa Sua Nota Tem Valor.

Hoje, contudo, a Sefaz informou que o aplicativo 'Meu IPVA' estava em manutenção, mas voltou a operar normalmente.

Pelo aplicativo e site da Fazenda, os contribuintes podem conferir os descontos concedidos pelo pagamento à vista ou parcelado, incluindo o abatimento acumulado pelo programa 'Sua Nota Tem Valor'.
 

Veja como emitir o boleto

  1. Acesse o site da Sefaz-CE neste link
  2. Na aba "Imposto", clique em "Emitir DAE IPVA"
  3. Preencha os boxes com as informações necessárias (Chassi, Placa e Renavam)
  4. Clique em "Pesquisar" e será redirecionado para uma página com informações do veículo e do pagamento do imposto
  5. Caso queira fazer o pagamento à vista, clique em "Imprimir Cota Única"
  6. Para quem vai optar pelo parcelamento, selecione o número da parcela e "Imprimir DAE". 

O site ainda oferece a opção de imprimir o carnê, ou seja, os boletos com as parcelas de todos os meses. 
 

Pagamentos com descontos

Em 2022, o IPVA terá desconto de 10% para pagamento à vista ou 5% para pagamento feito em até cinco parcelas mensais e sucessivas, conforme aprovado pela Assembleia Legislativa.

Há ainda até 5% adicionais para quem aderiu ao desconto do Sua Nota Tem Valor. O prazo para acúmulo de pontos encerrou-se no fim de novembro. 

Os cidadãos cadastrados no programa podem conferir o desconto disponível pelo site ou App do Sua Nota Tem Valor, na opção "Pontuação IPVA".

Veja o calendário de pagamento

  • Parcela única (desconto de 10%): 31 de janeiro
  • 1ª parcela: 10 de fevereiro
  • 2ª parcela: 10 de março
  • 3ª parcela: 11 de abril
  • 4ª parcela: 10 de maio 
  • 5ª parcela: 10 de junho

A parcela única, com desconto de 10%, vencerá no dia 31 de janeiro de 2022, conforme o calendário de pagamentos do imposto. A tabela de valores do IPVA 2022 pode ser conferida neste link.

Em 2022, cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados. O Estado deve arrecadar R$ 1,45 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual. Os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

O IPVA 2022 teve forte alta diante da valorização de 21,3% no valor venal dos veículos, conforme a tabela Fipe, que serve de parâmetro para o cálculo do imposto. Não houve alteração nas alíquotas do tributo.
 

Telegram

 

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados