Venda de cerveja cresce nos supermercados

Mesmo com o orçamento mais apertado, muita gente não abriu mão de consumir a bebida

Mesmo com a crise que influenciou no dia a dia das pessoas no ano passado, fazendo com que muitos hábitos fossem mudados, o cearense não abriu mão de tomar uma cervejinha nos momentos de descontração e relaxamento. Segundo levantamento dos Mercadinhos São Luiz, houve um crescimento na categoria cerveja, de 2014 para 2015, na faixa dos 14%, mesmo com a Copa do Mundo em 2014, o que elevou o consumo no período.

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De acordo com o gerente de bebidas da rede, Luiz Fernando Ramalho, mesmo em época de crise foi possível crescer na categoria de cerveja. "Acreditamos que por conta da conscientização das pessoas em não misturar bebida alcoólica e direção, violência e a própria crise. As pessoas estão cada vez mais se reunindo em casa e procurando a melhor relação custo-benefício", analisa.

Esta mudança comportamental no local do consumo da bebida segue uma tendência nacional, pois segundo o estudo da dunnhumby, que entrevistou 700 pessoas, 56% diminuíram sua frequência em bares e restaurantes e 40% passaram a tomar mais cerveja em casa.

No São Luiz, o que puxou a elevação nas vendas de cerveja foi o crescimento na categoria de cerveja premium e cerveja super premium que atingiu a faixa de 30%. Atualmente são cerca de 300 rótulos de cervejas oferecidos nas gôndolas de todo grupo. Nas nossas lojas as cervejas mais procuradas são as da categoria premium, entre elas Budweiser, Heineken, Bohemia, Stella Artois e Devassa.

Em todo País, no GPA, a categoria de cervejas cresceu 23,4% até setembro de 2015 nas redes Extra e Pão de Açúcar. Sendo que as cervejas premium e especiais representam 23% do total de vendas da categoria, sendo que cervejas premium nacionais cresceram 62% e importadas, 54% até setembro/2015. "Apenas na rede Pão de Açúcar, a categoria de cervejas especiais cresceu 65% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2014", explica Jefferson Basilio, Comprador Comercial do GPA.

Fidelização

A pesquisa da dunnhumby também revela que em quase todas as categorias os clientes fazem trocas por marcas mais baratas, quando o assunto é cerveja o consumidor prefere comprar menos quantidade e mudar a ocasião de consumo.

Segundo Adriano Araujo, diretor geral da dunnhumby no Brasil, o brasileiro continua comprando sua marca preferida, apesar da crise. "De todas as categorias investigadas no estudo, identificamos que cerveja é a categoria menos afetada quando o assunto é fidelidade à marca".