Tentativas de fraude contra o consumidor diminuem 6,9%

Em relação a novembro de 2013, houve queda de 12,2%. É registrada uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos no País

Em novembro, foram registradas 175.529 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. O indicador apontou queda de 6,9% em relação a outubro de 2014. Em relação a novembro de 2013, houve queda de 12,2%.

Apesar da redução, o número representa uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos no país.  Na comparação do acumulado do ano (janeiro a novembro de 2014 contra o mesmo período de 2013) houve queda de 7,1% no número de tentativas de fraudes contra o consumidor. 

De acordo com economistas da Serasa Experian, essa queda é reflexo da menor busca do consumidor por crédito tendo em vista o menor grau de confiança do consumidor e os juros mais elevados, a menor quantidade de dias úteis (20 contra 23) e a ausência de uma data comemorativa forte para o varejo.

Em novembro,o setor de telefonia respondeu por 71.998 registros, totalizando 41,0% do total de tentativas de fraude realizadas, o que representa queda de 4,8 pontos percentuais em relação à novembro de 2013. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral – teve 54.284 registros, equivalente a 30,9% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 27,8% das ocorrências. 

O setor bancário foi o terceiro do ranking em novembro, com 32.927 tentativas, 18,8% do total. No mesmo mês de 2013, o setor respondeu por 17,6% dos casos. O segmento varejo teve 13.050 tentativas de fraude, registrando 7,4% das investidas contra o consumidor em novembro de 2014, ligeira alta em relação aos 7,2% observados em novembro de 2013. O ranking de tentativas de fraude de novembro de 2014 é composto ainda por demais segmentos (1,9%).

Principais tentativas de golpe

É comum que as pessoas forneçam seus dados pessoais em cadastros na Internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. Além disso, os golpistas ainda costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.

Entre os principais golpes aplicados estão: emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos, compra de celulares com documentos falsos, abertura de conta, compra de automóveis e abertura de empresas.