Com o vazamento de dados de mais 2 milhões de brasileiros, muitas pessoas ficaram nervosas e com medo de cair em golpes. Mas o Banco Central disponibiliza uma ferramenta onde é possível checar se os dados pessoais foram usados para abrir uma nova conta ou pedir um empréstimo indesejado.
A plataforma do sistema Registrato existe desde 2014 e é considerada segura pelo órgão regulador brasileiro. Nele é possível emitir relatórios das chaves cadastradas no Pix; informações sobre empréstimos e financiamentos no nome da pessoa; lista de instituições financeiras relacionadas ao indivíduo, contando contas e possíveis investimentos; além de dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais.
Acessando a plataforma
Para emitir os relatórios é preciso entrar no site do Registrato e se cadastrar.
É possível fazer o registro por um dispositivo móvel (celular ou tablet), pelo internet banking ou por um certificado digital (arquivo que funciona como uma assinatura digital).
Como fazer o registro
Por celular ou tablet
- Abra o aplicativo do Banco
- Siga o passo a passo para encontrar a opção "Registrato" e emita um PIN (código de segurança)
- Conclua o cadastro no site do Banco central usando o código
Como conseguir o PIN no aplicativo de cada banco
- Banco do Brasil (Acessar: Menu / Serviços / Registrato)
- Bradesco (Acessar: Registrato)
- Caixa Econômica (Acessar: Senhas e Configurações / Registrato Banco Central)
- Itaú (Acessar: Serviços / Registrato Banco Central)
- Santander (Acessar: APP SANTANDER / Santander ON / Meu momento / Bacen Auto Credenciamento Registrato)
- Sicoob (Acessar: APP SICOOB / Serviços / Registrato Banco Central)
- Sicredi (Acessar: Sicredi X/Registrato)
Pelo internet banking
- Cadastre-se pelo site do BC
- Use a frase de segurança para continuar o cadastro no site do seu banco.
- Siga as novas instruções na página do Banco Central
Pelo Certificado digital
- Entre no site do BC e escolha a opção "Certificado digital".
- Obtenha a "senha de acesso"
- Confirme os dados requisitados por email
Como emitir os relatórios
Já cadastrado, o site do Registrato oferece opções para emitir relatórios em quatro opções. Será preciso apenas aceitar os termos de operação da plataforma.
Veja as opções:
- Minhas Chaves Pix
- Meus Endividamentos (SCR)
- Meus Relacionamentos Financeiros (CCS)
- Minhas opções de Câmbio
A primeira opção emitirá um relatório com todas as chaves cadastradas no Pix relacionadas ao seu CPF. Já a segunda opção deverá demonstrar todas as opções de crédito e empréstimos emitidos no seu nome. Importante ressaltar que a fatura do cartão de crédito também deverá ser apresentada.
A terceira opção indicará as datas de abertura de conta em bancos, fintechs, corretoras de investimento e outras instituições financeiras. Enquanto a quarta opção emitirá as transações em moedas estrangeiras.
Em caso da identificação de alguma operação suspeita, é importante entrar em contato com a instituição financeira o quanto antes para esclarecer a informação. Em caso de golpes, é recomendável procurar, também, a polícia. E o Banco Central disponibiliza um canal de reclamações no caso do atendimento do banco ou instituição financeira não ser satisfatório.