Shoppings avançam em novos mercados

Segundo a Alshop, há 100 empreendimentos sendo construídos no País. Mais de 40 devem ser inaugurados este ano

A ascensão do potencial de consumo das classes C e D na Capital tem causado um fenômeno de migração de investimentos em blocos comerciais para a periferia de Fortaleza. Essa estratégia tem sido estudada por alguns empresários interessados em um público mais carente de encontrar (bem perto de casa e no mesmo lugar) um mix mais variado de serviços e produtos.

Segundo Abílio do Carmo, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping no Ceará (Alshop/ CE), essa prática vem sendo incentivada pela associação. "Temos insistido bastante nisso, inclusive, em levar mais empreendimentos para o interior do Estado. Para se ter uma ideia de como algumas áreas estão saturadas, no raio de 1 km da Praça Portugal já existem 10 shoppings", disse Abílio, alertando para a concentração exagerada do setor em uma só região no Ceará. Conforme o presidente da Alshop/ CE, há 21 shoppings centers e 3.600 pontos de venda cadastrados na associação. Ele adiantou que investidores do Rio Grande Norte estiveram no Porto das Dunas e Eusébio, avaliando a possibilidade de implantação de shoppings nessas regiões. "Existe o interesse e as conversações continuam. A gente tem repassado várias orientações", declarou Abílio.

No Conjunto José Walter

De olho nesse mercado, mais um empreendimento deverá ser instalado na periferia: o shopping center Pátio Arvoredo, que será inaugurado no próximo dia 28 de janeiro, na Avenida Presidente Costa e Silva (também conhecida como Avenida Perimetral), nº 2869, em frente ao Conjunto Prefeito José Walter.

No primeiro momento, apenas a loja âncora Super do Povo abrirá. O funcionamento da Rabelo (a outra loja âncora) e dos demais 32 pontos de venda está previsto para o fim de fevereiro. Segundo o arquiteto responsável Paulo Barreto Novais, da Artenova Arquitetos - empresa que já realizou projetos para o North Shopping e, mais recentemente, para o Via Sul -, foram investidos cerca de R$ 15 milhões nas obras, que começaram em março de 2009. "Não há nada parecido com esse equipamento naquela região. A estrutura é totalmente climatizada. São 8 mil metros quadrados de área construída e 250 vagas para estacionamento em uma área total de 12 mil metros quadrados", informou.

De acordo com Novais, a negociação espontânea de mais de 50% dos 5,5 mil metros quadrados da área bruta locável é a comprovação da credibilidade desse investimento. "Já fechamos com O Boticário, Óticas Boris, Farmácias Dose Certa, McDonald´s (quiosque de sorvete), Mini Kalzone e Rommanel", declarou o arquiteto, que é da família responsável pelo empreendimento e dona de outros quatro Super do Povo espalhados pela cidade. Conforme Novais, a escolha do local foi motivada pelo bom rendimento do supermercado localizado no José Walter, nos últimos anos. "O desempenho da nossa unidade lá é bem superior das demais. Fizemos uma pesquisa, que confirmou a existência de uma grande demanda", resumiu. O Pátio Arvoredo irá gerar 310 empregos diretos e 1.200 indiretos. Serão atendidos os bairros Mondubim, Parque Dois Irmãos, Castelão, Maraponga, Passaré, Messejana e José Walter.

Crescimento nacional

De acordo com informações da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping do Brasil (Alshop), atualmente, há 100 empreendimentos sendo construídos no País. Mais de 40 devem começar a funcionar ainda em 2010. Isso é quase o dobro das 22 inaugurações que ocorreram no ano passado em todo território nacional.

Além disso, a estimativa é de que sejam criados 180 mil empregos neste ano ante 96 mil vagas de trabalho em 2009 pelo setor no País. Conforme a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o mercado de shoppings cresceu 28% entre 2006 e 2008 e, atualmente, corresponde por 2% do Produto Interno Bruto (PIB) e 18,3% do varejo nacional.

ILO SANTIAGO JR.
ESPECIAL PARA ECONOMIA