Sobral sai na frente na corrida entre as cidades cearenses contempladas pelo Programa de Aviação Regional para a construção de um novo aeroporto na cidade. Ontem, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) informou que o projeto do novo aeródromo da Princesa do Norte foi reestruturado e agora entra em fase de Estudo de Viabilidade Técnica (EVT) - etapa em que a topografia do local é analisada e o tamanho do aeroporto definido, com base em estudos socioeconômicos.
Em mais um passo para a sua realização, o projeto foi discutido em audiência pública na Câmara Municipal de Sobral. Na oportunidade, ficou definido que o novo sítio aeroportuário ficará localizado em uma área de 559,64 hectares, no distrito de Patriarca, nas proximidades da CE-178, a 20 km do atual, conforme antecipou o Diário do Nordeste, na edição do último dia 25 de agosto.
De acordo com a SAC, a nova área atende aos critérios já estabelecidos pela Aviação Civil, como distância até o centro urbanos, existência de vias de acesso, uso do solo do entorno, ruído compatível, direção dos ventos, proximidade de outros aeroportos, possibilidade de movimentação de terras e de áreas para expansão, dentre outros aspectos operacionais e geográficos.
Investimento
Em visita ao ceará na semana passada, o coordenador-geral do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), Marcio Maffili, disse que o aeroporto atual de Sobral não permite obra de ampliação, daí a necessidade de construção de uma nova unidade. A obra deve absorver recursos da ordem de R$ 70 milhões, originários do Fundo Federal de Aviação Civil. Canindé e Itapipoca também serão contemplados com a edificação de aeroportos. Os aeródromos de Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte e Quixadá serão reformados .