Projeto na Câmara quer criar salário de R$ 1.100 para desempregados por até 12 meses

Proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Beneficiário teria de fazer cursos de capacitação

Uma proposta legislativa de 2021 pretende criar um salário mínimo mensal de R$ 1.100 para desempregados pelo período de até 12 meses. O projeto está em análise na Câmara dos Deputados, de acordo com informações da Agência Câmara de Notícias. 

Pelo Projeto de Lei 1022/21 será instituído Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda Mínima (Pronagem) para beneficiar desempregados.

Ainda não há previsão sobre a apreciação do projeto nas comissões da Câmara.

No Brasil, a taxa de desemprego atingiu níveis recordes neste ano, chegando a 14,7% no 1º trimestre de 2021. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 14,8 milhões de brasileiros estão sem ocupação. 

O fundo será mantido por recursos oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Orçamento da União e da arrecadação com o  Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF). 

“É o caminho mais sensato para combater a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus e a desigualdade social”, afirma o autor do projeto, deputado Wilson Santiago (PTB-PB).

Quem poderá receber

De acordo com o texto, o benefício será concedido para aquelas pessoas comprovadamente desempregadas. Caso tenha recebido seguro-desemprego e não tenha voltado a trabalhar, terá direito ao salário. 

No entanto, a pessoa só vai poder participar do programa por até 12 meses.

Para receber o valor, o beneficiário deverá fazer cursos de formação e capacitação profissionais em escolas técnicas estaduais e institutos federais, os quais terão convênios com a União.