Na última pesquisa de satisfação dos passageiros coordenada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) em 15 terminais brasileiros, o Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins ficou na sexta colocação. Numa escala de 1 a 5, recebeu nota geral 4,29, um crescimento de 2,38% em relação ao levantamento anterior, quando acumulou 4,19 pontos.
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Os três mais bem avaliados foram os aeroportos de Curitiba (4,52), Viracopos (4,48) e Guarulhos (4,41). Nas piores colocações, aparecem os terminais de Cuiabá (3,36), Salvador (3,67), e Galeão (3,91).
Foram levados em consideração 48 indicadores aeroportuários de percepção dos passageiros na pesquisa, feita no quarto trimestre (de outubro a dezembro) de 2015. Entre os indicadores, estão: disponibilidade de carrinhos de bagagem; limpeza dos sanitários; custo do estacionamento; valor dos produtos de lanchonetes/restaurantes; tempo de fila no check-in (autoatendimento); cordialidade dos funcionários do check-in; disponibilidade de táxi, etc.
O aeroporto de Fortaleza obteve as melhores notas nos seguintes indicadores: tempo de fila no check-in (4,91), cordialidade dos funcionários no check-in (4,65), e facilidade de encontrar o caminho no aeroporto (4,62). As piores avaliações foram: custo do estacionamento (2,43), valor dos produtos de lanchonete e restaurantes (2,62) e valor dos produtos comerciais (2,65).
Diferentemente de outros terminais do País, o Pinto Martins ficou acima da média (4 pontos) nas notas por agrupamento de indicadores: aeroporto (4,21); órgãos públicos (4,4); companhia aérea (4,41); e transporte público. A única média negativa foi em relação aos indicadores ligados ao quesito aeroporto comercial (3,77), que considera os preços de produtos e serviços.
Movimentação
Os 15 terminais onde o levantamento é realizado movimentam 80% dos passageiros no Brasil, de acordo com a SAC. No último trimestre de 2015, 37 dos 48 indicadores de infraestrutura, gestão e serviços avaliados pela pesquisa tiveram notas acima de 4. É o melhor resultado desde que a pesquisa começou a ser feita, no início de 2013.
O aeroporto de Manaus foi o que mais evoluiu em relação a si mesmo. Saiu de uma nota geral de 3,30, na primeira pesquisa, para 4,19, no quarto trimestre do ano passado, um crescimento de 27%. Entre os indicadores que mais melhoraram, o tempo de fila no check-in teve progresso de 30% na eficiência do serviço. O terminal também é considerado o melhor em preço dos produtos comerciais.
Depois de Manaus, os maiores crescimentos foram observados nos terminais de Guarulhos (18,23%) e Natal (12,95%). No caso do Aeroporto Internacional Pinto Martins, a evolução foi de 4,37%, segundo a pesquisa.
Ao todo, foram feitas 13.241 entrevistas, sendo 8.516 com passageiros de voos domésticos e 4.725 com passageiros de voos internacionais.