A nova rota da aviação civil

A concessão de terminais é a solução apontada por especialistas e pelo governo para que a infraestrutura aeroportuária acompanhe o aumento do fluxo de passageiros

Escrito por Yohanna Pinheiro e Raone Saraiva - Repórteres ,

Foi no início da década de 2000, quando a desregulamentação do setor aéreo foi realizada e as companhias passaram ter a liberdade para tarifar voos e definir novas rotas, que uma parcela maior da população brasileira conseguiu ter acesso a um meio de transporte que, anteriormente, era limitado às elites.

O número de passageiros cresceu exponencialmente com a redução dos preços de voos, mas os aeroportos não acompanharam o aumento da demanda. Para recuperar o atraso, o governo deu início, em 2011, às concessões dos terminais à iniciativa privada para agilizar a alocação de investimentos no setor e adequar a infraestrutura aeroportuária à nova realidade.

Nesse ínterim, se insere o Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins, incluído no último pacote de concessões lançado pelo governo e potencial receptor do centro de conexões aéreas da Latam Airlines. Com o desenvolvimento acentuado da aviação civil, a economia do Ceará tem a oportunidade de decolar em novas direções.

LEIA AINDA:
>Economias locais terão chance de decolar
>Modelo atrai recursos e investidores
>Pinto Martins é o 6º em satisfação
>Aeroporto de Fortaleza terá R$1,3 bi em investimento
>Terminais concedidos ganham novo perfil; veja infográfico 
>Hub elevaria PIB do Ceará em 6% em cinco anos
>Aviação regional a passos lentos

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.