O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu atendimentos extras de perícia médica em Fortaleza para este fim de semana, no sábado (22) e domingo (23). Os atendimentos ocorrerão na Agência da Previdência Social Centro-Oeste apenas com os cidadãos que foram contactados pelo INSS.
A expectativa é de receber cerca de 500 pessoas. Na primeira leva, a perícia é voltada para benefícios por incapacidade.
Os atendimentos ocorrem de foram contrária aos mutirões do Benefício de Prestação Continuada (BPC), em que os cidadãos ligam para agendar o atendimento. Neste final de semana, os servidores do INSS estão ligando para as pessoas que aguardam o exame.
Cerca de 11 peritos estão envolvidos na ação, e cada um deve realizar cerca de 24 atendimentos por dia.
Redução da fila
A ação em Fortaleza faz parte do Programa de Enfrentamento da Fila da Previdência Social (PEFPS), que busca reduzir o tempo de análise de processos administrativos, como de:
- Reconhecimento inicial;
- Manutenção;
- Revisão;
- Recurso;
- Monitoramento operacional de benefícios;
- Avaliação social de benefícios administrados pelo INSS.
Conforme o portal do Governo, o programa também pretende realizar perícias médicas presenciais ou a análise documental relativas a benefícios previdenciários, ou assistenciais, administrativos ou judiciais.