Após ser cliente de em coworking em Fortaleza, o publicitário Marcelo Viana decidiu montar seu próprio coworking em Sobral. Junto com o advogado Robson Mata, amigo e sócio em uma agência de publicidade e marketing, Viana fez uma pesquisa de mercado e constatou que haveria demanda para esse tipo de espaço.
>>Coworking: a nova forma de trabalhar reduzindo custos
>>Potencial do serviço é elevado e atrativo
>>Boa estrutura e baixo custo atraem as áreas tradicionais
>>Flexibilidade para atuar em diferentes partes do mundo
Assim, eles abriram, em junho deste ano, o primeiro local de trabalho compartilhado da região Norte do Estado, o Usina Coworking, que hoje conta com 21 clientes.
Inicialmente, a ideia dos amigos era ter um lugar para abrigar a empresa de marketing e patentes, que têm há quatro anos. Como já dispunham de espaço, resolveram incorporar o conceito de coworking no local. "Tudo aconteceu de forma natural. Percebendo o crescimento da demanda nesse segmento de economia criativa, de um empreendedorismo que busca economia de gastos, pensamos em um espaço de trabalho compartilhado para a região Norte", diz Viana.
O pioneirismo da dupla deu resultado e, em apenas cinco meses, o Usina se tornou o local de trabalho de profissionais de áreas diversas, como fotógrafos, contadores e advogados, dentre outros. "As pessoas têm gostado muito da nossa proposta, além da viabilidade econômica, já que não precisam de investimento inicial para começar o negócio, tem o network e os serviços. O nosso contador, por exemplo, presta consultoria para os usuários", diz Viana.
Planos
Com o bom desempenho da empresa, Marcelo Viana e Robson Mata pretendem agora ampliar o número de membros permanentes para então pensar em expandir o espaço. "Queremos implementar alguns serviços e atividades vistas como essenciais num coworking, como o endereço fiscal e a realização de palestras nos nossos auditórios. "Agora estamos fazendo uma parceria com a OAB-Sobral para que os jovens advogados possam utilizar os nossos espaços de escritório e salas de reunião", diz Viana.
Para Marcos Parente, vice-presidente da Rede Coworking CE, o êxito do Usina demonstra o potencial a ser explorado no Interior, especialmente nos grandes polos e na Região Metropolitana de Fortaleza. "Já há pessoas interessadas em montar coworking em Horizonte e Pindoretama. O de Sobral está se desenvolvendo bem e tivemos a informação de que está abrindo um em Juazeiro do Norte", diz. (BC)