O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, apontou que o litro de gasolina deve reduzir em R$ 0,20 após o Governo Federal anunciar, nesta segunda-feira (21), que vai zerar o imposto de importação do etanol.
De acordo com o g1, essa redução deve ocorrer até 31 de dezembro de 2022. A queda no preço dos dois produtos ocorre porque o etanol, que antes tinha imposto de importação em 18%, é adicionado à gasolina. Além disso, além disso, os dois são combustíveis concorrentes.
Ferraz também ressaltou que houve alta de 37% no preço do etanol nos últimos 12 meses, que acaba acompanhando o movimento de subida da gasolina.
"Intenção é que, com redução de tributo sobre importação de etanol, haja choque de oferta".
Além disso, outros produtos também tiveram tarifa de importação reduzida a zero, como o óleo de soja. O corte nesses impostos não precisa ser compensado, uma vez que se trata de um tributo regulatório. Dentre outros itens, estão:
- Café: que era de 9%;
- Margarina: era 10,8%;
- Queijo: era de 29%;
- Macarrão: era de 9%;
- Açúcar: era de 16%.
A secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior, Ana Paula Repezza, disse que as medidas devem ser publicadas na quarta-feira (23) e, com isso, o corte de tributos sobre alimentos e etanol tem vigência a partir da publicação.
Redução de Tributos
O Ministério da Economia também confirmou a redução de tributos de importação de etanol, alguns alimentos e bens de informática e de capital.
De acordo com o secretário de Comércio Exterior da Pasta, Lucas Ferraz, a renúncia fiscal total será de R$ 1 bilhão com as medidas.
Também foi reduzido em 10% a tarifa para importação de bens de informática e capital (BIT/BK), que deve passar a valer a partir de abril.. No ano passado, o governo já havia feito uma primeira redução de 10% para esses produtos.