A gestora Vinci Partners anunciou nesta sexta-feira (8) que comprou 67% da operação da Bloomin' Brands, a dona da rede de restaurantes Outback. O valor da compra é estimado em US$ 243 milhões, cerca de R$ 1,4 bilhão. O anúncio veio junto da divulgação do balanço trimestral da plataforma de investimentos.
Com o sucesso da transação, a gestora informou que possui grandes planos de expansão para o Outback no Brasil. Atualmente, a rede possui 200 restaurantes espalhados pelo Brasil, mas a projeção é que mais 100 unidades sejam abertas. O acordo ainda confere uma opção de venda total em 2028, mas os valores ainda não foram divulgados.
“Tenho confiança de que nossa escala e liderança de marca no Brasil, combinadas com a expertise local da Vinci, maximizarão o potencial de crescimento futuro”, declarou Mike Spanos, CEO da Bloomin’Brands, em comunicado à imprensa.
A transição estava em andamento desde o início deste ano e atraiu diversos interessados. Na reta final da compra, a Vinci disputava contra a Mubadala Capital, que controla a Zamp, e com a Advent, que tem um forte histórico no varejo.
A aquisição da Bloomin' sugere um valor de mercado para a operação brasileira da empresa de R$ 2,06 bilhões. O número é 6,5 vezes maior do que lucro operacional (Ebitda) da companhia dos últimos 12 meses.
Junto do Outback, a Vinci possui outros investimentos no mercado alimentício, como a Domino’s Brasil e o Camarão Camarada. A gigante de fast food Burger King também é gerenciado pela empresa e possui um modelo de crescimento que deve servir de base para a nova aquisição bilionária.