Estudos de viabilidade serão apresentados dia 26

Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental que irão nortear os editais de concessões dos aeroportos Pinto Martins, de Fortaleza; Luiz Eduardo Magalhães, de Salvador; Hercílio Luz, de Florianópolis, e Salgado Filho, do Rio Grande do Sul, serão apresentados no próximo dia 26, à Secretaria de Aviação Civil (SAC), iniciando então a segunda etapa do processo para que os quatro aeródromos possam ser licitados e daí transferidos à iniciativa privada.

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A informação foi transmitida na tarde de ontem, pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, ao governador Camilo Santana, que esteve em Brasília, conferindo, de perto, o andamento do processo de concessão do Pinto Martins. Na primeira etapa desse processo, 11 empresas se apresentaram à SAC para realizar os estudos. Dessas, dez se propuseram a fazer os levantamentos nos quatro aeroportos e uma apenas sobre o aeródromo Hercílio Luz, em Florianópolis.

A expectativa da SAC, se todos expuserem o que propuseram espontaneamente, é que 41 projetos sejam apresentados para seleção de apenas quatro.

Somente após avaliar um a um, explica uma fonte da SAC, é que esses estudos serão validados e escolhidos aqueles que irão nortear o edital respectivo de cada aeroporto. Dai, então, é que será lançado o processo licitatório, o que deve ocorrer no primeiro semestre de 2016.

Todo esse passo a passo, que irá culminar com a elaboração dos editais de licitação de concessão desses quatro aeroportos, foi apresentado por Padilha a Camilo Santana. O acompanhamento desse processo, explica uma fonte do governo, é importante porque poderá resultar na escolha do Aeroporto Pinto Martins, para sediar o centro de conexões de voo (hub) da TAM, no Nordeste.

Na Aeronáutica

Em Brasília, antes de conferir a posse do deputado federal, Andre Figueiredo, no Ministério das Comunicações, Camilo visitou também o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Rossato. Na pauta, as obras de reformas do Aeroporto Internacional Pinto Martins e as possibilidades e viabilidade de transformação da pista auxiliar do aeroporto de Fortaleza em uma segunda pista, para pousos e decolagens de grandes aeronaves de voos nacionais e internacionais, que poderão pousar na capital cearense com o hub da TAM.