Empresas apostam em formatos mini

Com investimento mais baixo, modelos menores são opção para quem quer empreender, mas não tem muito capital

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(Atualizado às 01:12)

As franquias digitais podem ser, por muitas vezes, opções práticas e baratas. Mas há ainda redes conhecidas por serem tradicionalmente físicas e por funcionarem em formato de loja partindo para formatos mais compactos como as mini e até microfranquias. Tendência no franchising, os modelos vêm ganhando destaque em um cenário no qual o investidor pode ser aquela pessoa que acabou de sair do emprego e resolveu alocar seus recursos em uma franquia.

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Objetivando captar esse investidor que disponibiliza de um capital de até R$ 50 mil, a rede de acessórios MyGloss lançou na última ABF Franchising Expo 2017 o seu modelo de micro franquia home based, ou seja, sem precisar necessariamente de uma loja física para funcionar. O investimento é de R$ 29,9 mil e o lucro é estimado em R$ 9 mil por mês, com base em uma média de cinco vendas por dia.

"Tem muita gente que se cadastra no nosso site com o interesse de ser franqueado e a gente começou a perceber que, quando eles vão responder sobre o capital para investimento, o perfil fica numa faixa até R$ 50 mil", explica o CEO da rede e fundador da MyGloss, Rodrigo Stocco.

Além de disponibilizar uma opção de custo mais baixo para quem deseja empreender em uma unidade franqueada da marca, a criação do modelo visa atender a demanda de clientes interessados em um atendimento mais personalizado, de acordo com ele.

"Também era comum ouvirmos nossas consumidoras pedirem que levássemos a MyGloss até a casa delas. Com a microfranquia, isso se torna possível e nós poderemos atender cada cliente com mais exclusividade", detalha Stocco.

Personal stylist

A ideia, segundo ele, é transformar o franqueado em uma espécie de personal stylist, oferecendo a ele capacitação específica. "É um modelo no qual a gente leva a loja até a casa da cliente. Mas ele vai com o apelo não de vender. Como a MyGloss tem um DNA forte como curadoria de moda, a ideia é que essas franqueadas sejam uma espécie de personal stylist. O franqueado vai até a casa do cliente para ofertar uma consultoria de moda e, por a caso, encaixar os acessórios da My Gloss".

A franquia, que nasceu inicialmente como um blog de moda, em 2008, limitará a venda de 65 micro franquias no sistema home based para este ano. "Colocamos esse limite estrategicamente, para formarmos um time de parceiras com qualidade", ressalta o CEO da MyGloss.

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"O treinamento será minucioso, as franqueadas aprenderão a fazer análise do perfil da cliente, tipo físico, estilo e, a partir disso, vão indicar o que mais combina com ela, incluindo os acessórios", acrescenta Stocco. O treinamento incluirá aulas presenciais e acompanhamento online, de acordo com ele.

Faturamento

Em 2016, a rede faturou R$ 26 milhões e projeta que, com o lançamento do novo modelo de micro franquia, a receita salte para R$ 33 milhões ao fim deste ano. A MyGloss possui duas unidades em Fortaleza, sendo uma no Iguatemi e outra no shopping Del Paseo, gerando 10 empregos diretos na Capital cearense. A marca está lançando também quiosques com investimento de até R$ 150 mil.

Além da MyGloss, outras franquias apostam em modelos compactos e com investimento menor, visando captar o nicho de investidores com até R$ 50 mil disponíveis por uma unidade.

A rede de semijoias Mapa da Mina, por exemplo, lançou na última feira da ABF, em São Paulo, o modelo express, no qual o franqueado fecha parcerias com outros estabelecimentos, como salões de beleza, utilizando uma torre com produtos da marca. A empresa ainda não atua no Ceará. Por meio do modelo Express, o franqueado investirá R$ 50 mil em 10 torres.

O objetivo da empresa é oferecer uma operação descentralizada, que permite acesso ao varejo com baixo custo. O futuro franqueado poderá expandir suas torres, chegando a 30 delas, através de parcerias com esses estabelecimentos. (IC)