Empresas apostam em formatos mini

Com investimento mais baixo, modelos menores são opção para quem quer empreender, mas não tem muito capital

As franquias digitais podem ser, por muitas vezes, opções práticas e baratas. Mas há ainda redes conhecidas por serem tradicionalmente físicas e por funcionarem em formato de loja partindo para formatos mais compactos como as mini e até microfranquias. Tendência no franchising, os modelos vêm ganhando destaque em um cenário no qual o investidor pode ser aquela pessoa que acabou de sair do emprego e resolveu alocar seus recursos em uma franquia.

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Objetivando captar esse investidor que disponibiliza de um capital de até R$ 50 mil, a rede de acessórios MyGloss lançou na última ABF Franchising Expo 2017 o seu modelo de micro franquia home based, ou seja, sem precisar necessariamente de uma loja física para funcionar. O investimento é de R$ 29,9 mil e o lucro é estimado em R$ 9 mil por mês, com base em uma média de cinco vendas por dia.

"Tem muita gente que se cadastra no nosso site com o interesse de ser franqueado e a gente começou a perceber que, quando eles vão responder sobre o capital para investimento, o perfil fica numa faixa até R$ 50 mil", explica o CEO da rede e fundador da MyGloss, Rodrigo Stocco.

Além de disponibilizar uma opção de custo mais baixo para quem deseja empreender em uma unidade franqueada da marca, a criação do modelo visa atender a demanda de clientes interessados em um atendimento mais personalizado, de acordo com ele.

"Também era comum ouvirmos nossas consumidoras pedirem que levássemos a MyGloss até a casa delas. Com a microfranquia, isso se torna possível e nós poderemos atender cada cliente com mais exclusividade", detalha Stocco.

Personal stylist

A ideia, segundo ele, é transformar o franqueado em uma espécie de personal stylist, oferecendo a ele capacitação específica. "É um modelo no qual a gente leva a loja até a casa da cliente. Mas ele vai com o apelo não de vender. Como a MyGloss tem um DNA forte como curadoria de moda, a ideia é que essas franqueadas sejam uma espécie de personal stylist. O franqueado vai até a casa do cliente para ofertar uma consultoria de moda e, por a caso, encaixar os acessórios da My Gloss".

A franquia, que nasceu inicialmente como um blog de moda, em 2008, limitará a venda de 65 micro franquias no sistema home based para este ano. "Colocamos esse limite estrategicamente, para formarmos um time de parceiras com qualidade", ressalta o CEO da MyGloss.

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"O treinamento será minucioso, as franqueadas aprenderão a fazer análise do perfil da cliente, tipo físico, estilo e, a partir disso, vão indicar o que mais combina com ela, incluindo os acessórios", acrescenta Stocco. O treinamento incluirá aulas presenciais e acompanhamento online, de acordo com ele.

Faturamento

Em 2016, a rede faturou R$ 26 milhões e projeta que, com o lançamento do novo modelo de micro franquia, a receita salte para R$ 33 milhões ao fim deste ano. A MyGloss possui duas unidades em Fortaleza, sendo uma no Iguatemi e outra no shopping Del Paseo, gerando 10 empregos diretos na Capital cearense. A marca está lançando também quiosques com investimento de até R$ 150 mil.

Além da MyGloss, outras franquias apostam em modelos compactos e com investimento menor, visando captar o nicho de investidores com até R$ 50 mil disponíveis por uma unidade.

A rede de semijoias Mapa da Mina, por exemplo, lançou na última feira da ABF, em São Paulo, o modelo express, no qual o franqueado fecha parcerias com outros estabelecimentos, como salões de beleza, utilizando uma torre com produtos da marca. A empresa ainda não atua no Ceará. Por meio do modelo Express, o franqueado investirá R$ 50 mil em 10 torres.

O objetivo da empresa é oferecer uma operação descentralizada, que permite acesso ao varejo com baixo custo. O futuro franqueado poderá expandir suas torres, chegando a 30 delas, através de parcerias com esses estabelecimentos. (IC)