NE movimenta R$ 3,5 bilhões

Escrito por Redação ,

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising, a região Nordeste girou com franquias, em 2016, R$ 3,351 bilhões, crescimento de 23,2% em relação ao faturamento obtido em 2015 (R$ 2,720 bilhões). Os números ficaram um pouco acima da média do Estado.

LEIA MAIS
Crise não inibe franquias no Ceará; avanço de 19% e giro de R$ 887 mi
Com baixo custo, modelo digital ganha espaço
Empresas apostam em formatos mini
Saúde e bem-estar se expandem no mercado local
Alimentação ainda lidera investimentos no Estado

Em termos de unidades, o avanço foi ainda mais expressivo. Em consonância com o crescimento - também expressivo - no Ceará, o número de franquias na Região passou de 3.568 em 2015 para 5.119 em 2016, alta de 43,5%, conforme a ABF.

Localização

Após Bahia, Pernambuco e Ceará, que ocupam o pódio nesse quesito, estão os estados do Maranhão (1.119); Paraíba (901); Rio Grande do Norte (888); Alagoas (717); Piauí (657) e Sergipe (544).

"É possível ver, não só no Ceará, mas também no resto do Nordeste, um crescimento acima da média nacional, então eu acredito que, principalmente nos dois últimos meses deste ano - nos quais, de fato, devemos ter uma recuperação econômica -, esse índice deve continuar se mantendo acima da média nacional, em faturamento e em número de franquias", conclui Lamartine.

Será realizada ainda neste ano a 7ª edição da ABF Franchising Expo Nordeste. O evento ocorre nos dias 8, 9 e 10 de novembro, das 15h às 21h, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife (PE).

Balanço

A ABF Franchising Expo a nível nacional de 2018 também já tem data para acontecer. O evento será entre os dias 27 e 30 de junho de 2018, quarta a sexta-feira, das 13h às 21h, e sábado, das 11h30 às 18h30, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Na edição deste ano, 65 mil visitantes se reuniram nos quatro dias de feira, além de 400 marcas expositoras do Brasil e do exterior. De acordo com a ABF, foram ainda cerca de 3 mil participantes em palestras na Arena do Conhecimento, espaço instalado em um dos pavilhões da Expo Center Norte, onde também ocorreu a feira deste ano, e 2 mil congressistas na ABF Franchising Week.

Dentre os 400 expositores que estiveram presentes no evento com o objetivo de expandir seus negócios, a ABF destaca a presença de 84 novos expositores e grande diversidade de segmentos. Além dos tradicionais ramos de Alimentação, Saúde e Beleza e Educação, foram vistos novos nichos como marketing sensorial, recreação infantil, cuticularia, tiro ao alvo, culinárias étnicas, ensino digital de crianças e adolescentes, etc.

Além disso, novos formatos como trailers, contêineres, venda direta, e venda online também estiveram presentes durante o evento. Pela primeira vez, a feira contou também com ações outside, fora do espaço oficial no Expo Center Norte. As ações visaram diferentes públicos: universitários, empreendedores do interior de São Paulo e outros. (IC)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.