Saúde e bem-estar se expandem no mercado local
Segundo a ABF, as franquias desse ramo já são 27% do total no Ceará, mas alimentação segue líder no setor
Com 29% do total de franquias associadas à ABF, o segmento de alimentação continua liderando no setor de franchising do Ceará. Perto de alcançar esse percentual - e ganhando cada vez mais espaço -, as redes de serviços relacionados às áreas da saúde, beleza e bem-estar também cobrem boa parte das franquias presentes no Estado.
LEIA MAIS
. Crise não inibe franquias no Ceará; avanço de 19% e giro de R$ 887 mi
. Com baixo custo, modelo digital ganha espaço
. Empresas apostam em formatos mini
. NE movimenta R$ 3,5 bilhões
. Alimentação ainda lidera investimentos no Estado
De acordo com os dados da ABF de 2016, as franquias desse ramo respondem por 27% do total no Ceará. Em 2015, o segmento equivalente - que compreendia esporte, saúde, beleza e lazer -, alcançava apenas 24%. Uma das empresas que fazem parte desse leque é a rede que nasceu pernambucana, mas com sede no Ceará, Sobrancelhas Design.
Atualmente, são seis unidades franqueadas na Capital cearense, com uma prevista para inaugurar antes do fim deste mês, no shopping Iguatemi, e uma outra já comercializada para funcionar no shopping RioMar Fortaleza, mas ainda sem previsão de inauguração, de acordo com o vice-presidente do Grupo Sobrancelhas Design, Alisson Ramalho.
Apesar de não ser destaque em capilaridade, Alisson detalha que a cidade de Fortaleza é forte em termos de faturamento. "A unidade localizada no shopping Center Um está no top 3 do País em faturamento", explica. No top 3 do qual ele fala estão as unidades cujo faturamento gira em torno de R$ 140 mil. Levando em consideração o faturamento médio das unidades da Capital cearense, a receita fica em R$ 68 mil.
"O fato de atuarmos como franqueadora no Ceará é um facilitador para suporte, para assessoria, para tudo isso. O franqueado tem o franqueador muito próximo, então esses estados dos quais a gente está próximo performam muito bem, independente do volume de lojas, que hoje é muito bom", ressalta o executivo do Grupo. No Brasil, são 405 unidades comercializadas, sendo 277 já em operação.
O Grupo SD tem atuação em todos os estados do Brasil. Fora do País, está presente na América Central e também nos Estados Unidos.
O investimento para se tornar um franqueado do Grupo SD vai de R$ 115 mil (unidade express) a R$ 350 mil (shopping center), sendo a unidade de rua R$ 190 mil. O prazo para retorno do aporte é de 18 meses.
Olhar em evidência
O embelezamento das sobrancelhas e do olhar em geral - com diferentes técnicas de extensão de cílios, por exemplo - esteve em evidência durante a 26ª edição da ABF Franchising Expo.
A rede de franquias BrowBar também esteve no evento para fazer novos negócios, divulgando o conceito de "Bar da Sobrancelha". A ideia é oferecer os serviços de design e coloração, depilação facial, micropigmentação e outros para quem deseja marcar os fios de forma definitiva, em um ambiente, segundo a marca, "descolado e aconchegante".
A franquia está presente em Fortaleza e há mais sete unidades espalhadas pelo Nordeste. O investimento inicial é de cerca de R$ 160 mil, com lucratividade média de 30% a 40% sobre o faturamento. O retorno do investimento, conforme a rede, é de 15 a 21 meses.
Saúde
No País, as clínicas de saúde popular vem ganhando espaço diante do cenário recessivo. Com a deterioração do poder aquisitivo, muitos brasileiros vieram a desistir de seus planos de saúde. Uma dessas empresas é a Acesso Saúde, que tem 25 unidades e prevê chegar ao fim de 2017 com 50 franqueados.
Presente em 12 estados do País, a rede conta com dois modelos de franquia: a Acesso Saúde Express, opção mais compacta, com 200 m², e a Acesso Saúde Premium, com 400 m².
O investimento inicial varia entre R$ 270 mil e R$ 470 mil. As consultas médicas custam a partir de R$ 73 e os exames custam a partir de R$ 4,78. (IC)