A partir desta segunda-feira (5), as contas de água e esgoto ficam 8% mais caras. Isso porque a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) aplica a revisão tarifária de forma linear, em todas as categorias de consumo nos municípios cearenses operados pela empresa.
Com a medida, aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), através da Resolução nº 13/2024, a tarifa média dos serviços de água e esgoto da Cagece passa a ser de R$ 6,29 por metro cúbico.
Por que a conta de água via subir?
A companhia justificou que teve a revisão autorizada por apresentar um aumento nos custos e a necessidade de garantir o equilíbrio econômico-financeiro da empresa, a operação dos sistemas, bem como manutenção, expansão e melhoria dos serviços prestados à população.
Além disso, a Cagece também alegou precisar de mais recursos para cumprir as metas pactuadas de universalização, qualidade e continuidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, previstos em contrato.
Por que o aumento ocorre agora?
A revisão tarifária entra em vigor 30 dias após sua publicação legal. Os valores atualizados pela tarifa média passam a valer para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todos os municípios atendidos pela Cagece.
A autorização para aplicar a revisão foi concedida pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).