Com 1,4 mil registros, Enel foi a empresa mais reclamada no Decon em 2021

Já em 2022, até 20 de abril, foram mais de 1.004 registros

A Enel Distribuição Ceará foi a empresa mais reclamada pelos consumidores cearenses em 2021, de acordo com o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE). Foram 1.436 registros de atendimentos durante todo o ano passado.

Já em 2022, até 20 de abril, foram mais de 1.004 registros. A empresa também consta na primeira posição no Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Estado do Ceará, promovido pelo Decon, com 295 reclamações. Veja ranking de empresas abaixo.

Além disso, a Enel tem figurado nos últimos lugares do ranking de Desempenho Global de Continuidade (DGC), medido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ainda em 2021, a empresa teve o índice em 0,97, o quinto pior do país. Em 2020, a pontuação foi a segunda pior do país e, em 2019, a Enel ficou na quarta pior colocação.

Ranking de empresas mais reclamadas no Decon/CE

Empresa Reclamações

Companhia Energética do Ceará (Enel)

295
Cagece 165
Oi Móvel S/A  68
Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda.  67
Tam Linhas Aéreas S/A 59
Decolar.com Ltda 56
Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A 39
Gol Linhas Aéreas S/A  39
Magazine Luíza S/A 39
Caixa Econômica Federal  37
Banco Bradesco S/A  29
Transportes Aéreos Portugueses S/A 29
Banco do Brasil S/A  25 
Tim Celular S.A. 25
Via Varejo S/A 25
123 Viagens e Turismo Ltda.  23
Banco BMG S/A 23
CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S/A 22
Claro S/A  21
Banco Santander (Brasil) S/A 19
Sky Brasil Serviços Ltda. 19
Telefônica Brasil S/A (Telefônica) 19

Mais de 220 reclamações no Procon Fortaleza

Há ainda 224 reclamações contra a Enel no Procon Fortaleza. Até o dia 20 de abril, os principais problemas reclamados foram de cobrança indevida/abusiva (146) e dúvida sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento (24). Veja abaixo o ranking de problemas.

Principais Problemas

  1. Cobrança indevida/abusiva: 146
  2. Duvida sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento: 24
  3. Dano material/pessoal decorrente do serviço: 13
  4. TOI - Termo de Ocorrência de Irregularidade: 07
  5. Serviço em desacordo com norma/lei: 05