Chamada interurbana de orelhões será gratuita

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

A Oi não cumpriu as metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no que diz respeito à cobertura e manutenção de telefones públicos em operação em 14 estados - entre eles o Ceará - e, a partir de hoje, as ligações interurbanas - entre cidades de DDD diferentes - serão gratuitas entre números fixos. Em abril, a operadora foi punida nos mesmos locais com a gratuidade em ligações entre orelhões e fixos de mesmo DDD, mas, agora, conseguiu reverter a situação apenas em Sergipe.

"A ampliação da medida para as chamadas interurbanas foi tomada considerando os patamares de disponibilidade dos orelhões da concessionária aferidos pela Anatel em 30 de agosto de 2015", informa a Agência em comunicado à imprensa.

Com isso, a Oi passa a oferecer chamadas gratuitas em Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Cobertura insuficiente

No Ceará, assim como nos demais 13 estados, a cobertura deveria ser de 90% do território, mas chega a apenas 58%. "Nos casos de localidades atendidas apenas por acesso coletivo, a disponibilidade deveria ser de, no mínimo, 95%. As chamadas permanecerão gratuitas até que os patamares satisfatórios de disponibilidade sejam alcançados", complementa a Anatel.

Os usuários poderão contar com as ligações sem cobrança até o próximo ano - precisamente em fevereiro de 2016 -, quando acontecem as próximas medições de cobertura e qualidade. Somente a partir delas é que a Agência poderá determinar o cancelamento da decisão e o retorno da cobrança.

No entanto, caso continue sem cumprir as metas, a Oi pode ser punida pela terceira vez consecutiva e passar a oferecer chamadas gratuitas entre orelhões e telefones móveis.