A Caixa anunciou, nesta quinta-feira (19), novas medidas de apoio à economia do País, com o objetivo de reduzir os impactos causados pela propagação do novo coronavírus (Covid-19).
Junto com a queda da Selic (taxa básica de juros), o banco reduziu novamente as taxas de juros de linhas de crédito e oferece pausa por até 60 dias para contratos de pessoa física e jurídica, inclusive contratos habitacionais.
Setor produtivo e economistas cobram medidas econômicas
Portos e aeroportos tomam medidas para manter negócios no Ceará
Previdência: está suspensa exigência de CadÚnico para receber BPC
A Caixa recomenda que toda a operação seja feita através dos canais digitais da empresa e não indo presencialmente até uma agência. O cliente pode usar tanto o internet banking quanto o aplicativo Caixa e entrar nas opções que tem contratado para efetuar a paralisação dos serviços que tem com a Caixa.
Ações para Pessoas Físicas:
- Possibilidade de pausa de até 60 dias nas operações parceladas de crédito pessoal.
- Ampliação das linhas de crédito consignado, incluindo as linhas para aposentados e pensionistas do INSS.
- Redução de taxa de juros nas linhas de crédito pessoal (crédito consignado a partir de 0,99% a.m.), penhor a partir de 1,99% a.m. e CDC a partir de 2,17% a.m.
- Disponibilização gratuita do cartão virtual de débito Caixa aos mais de 100 milhões de correntistas e poupadores, que possibilita compras online nos sites de e-commerce de forma prática e segura. O cliente pode habilitar o uso do cartão diretamente no Internet Banking Caixa.
- Renovação do contrato de penhor diretamente no site da Caixa e canal Telesserviço, evitando a necessidade de o cliente comparecer à uma agência bancária.
Ações para Empresas:
- A Caixa dará redução de juros de até 45% nas linhas de capital de giro para micro e pequenas empresas, com taxas a partir de 0,57% a.m.
- Disponibilização de carência de até 60 dias nas operações parceladas de capital de giro e renegociação.
- Disponibilização de linhas de crédito especiais, com até seis meses de carência, para empresas que atuam nos setores de comércio e prestação de serviços, mais afetadas pelo momento atual.
- Linhas de aquisição de máquinas e equipamentos, com taxas reduzidas e até 60 meses para pagamento.
Habitação:
- Para contratos habitacionais de pessoa física, os clientes poderão solicitar a pausa estendida de até duas prestações pelo APP Habitação CAIXA, sem a necessidade de comparecimento às agências.
- Empresas poderão solicitar pausa estendida de até duas prestações em seus contratos habitacionais.
Caixa Hospitais:
- Liberação de R$ 3 bilhões em orçamento em linhas destinadas a Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que prestam serviço ao SUS, para reestruturação de dívidas e novos recursos.
- Taxa de juros de 0,80% a.m. para prazos de até 60 meses (redução de 14%).
- Taxa de juros de 0,87% a.m. para prazos de até 120 meses (redução de 23%).
- Prazo de pagamento de até 120 meses e carência de até seis meses.
Tira as dúvidas sobre o novo coronavírus:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.
O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.
TRANSMISSÃO E CUIDADOS
O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.
SINTOMAS
Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.
PREVENÇÃO
As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.