A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quarta-feira (4) que irá reduzir o patamar da bandeira vermelha após a correção de informações do Programa Mensal de Operação (PMO). Com a mudança, o órgão irá acionar a bandeira vermelha patamar 1.
A Aneel solicitou a avaliação das informações e recálculo dos dados para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o que indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1. Com isso, serão cobrados R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos, valor menor que o anunciado anteriormente.
AUMENTO NA CONTA DE LUZ
Na última sexta-feira (30), a Aneel havia informado que seria acionada a bandeira vermelha 2, resultando em um aumento de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. No entanto, a agência revisou a decisão e irá acionar a bandeira 1.
O aumento no valor da energia ocorre devido à seca no Brasil e a previsão de chuvas abaixo da média em setembro. A expectativa é "de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país (em cerca de 50% abaixo da média)", diz a Aneel.