Primeiro trecho das obras de requalificação da Av. Beira Mar deve ser entregue até dezembro

As obras da nova Beira-Mar tem previsão de ser finalizada até agosto de 2020

A Prefeitura de Fortaleza iniciou as obras de requalificação da Av. Beira Mar, que tem como objetivo trazer melhorias como nova pavimentação das vias, do calçadão, obras de urbanismo e novos espaços para quiosques. O primeiro trecho, que segue entre a Travessa Bauxita e o Mercado dos Peixes, teve início em agosto deste ano e deve seguir até dezembro. A nova Beira-Mar tem previsão de ser entregue em agosto de 2020. 

Segundo Euler Pontes, engenheiro supervisor da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), esta etapa da obra consiste na demolição do asfalto e pavimentação, reposição da base e implantação do piso intertravado. Além disso, está sendo construída uma nova galeria de drenagem, que já foi implantada em 60% da área do primeiro trecho. 

A mudança da via de asfalto para piso intertravado foi decidida para facilitar escoamento da água, principalmente em períodos chuvosos, e também melhorar na sensação térmica do ambiente, afirma o engenheiro. 

Obras

Para as obras de requalificação, a avenida Beira-Mar foi dividida em sete trechos, que serão trabalhados por etapas. Após finalizar a primeira parte, a obra irá seguir até a Praça do Bisão, próximo a rua Tereza Hinko. No total, 66.704,38 m² da Beira-Mar irá passar pela reforma.

A requalificação contará também com a construção de três pavilhões multiuso, com quiosques padronizados, e a urbanização dos espigões das Avenidas Desembargador Moreira e Rui Barbosa. A obra iniciada em agosto deste ano está prevista para durar dois anos e o orçamento é de aproximadamente R$ 40 milhões, provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Interdição das vias

Para evitar a paralisação completa da via, Euler Pontes afirmou que as faixas da avenida estão sendo divididas. Na obra iniciada no primeiro trecho, foi fechado apenas o lado esquerdo da avenida. Posteriormente será feito o processo na outra metade, ocorrendo apenas uma interdição parcial da via. 
 


Categorias Relacionadas