Litoral cearense deve receber chuvas nos próximos três dias, diz Funceme

A previsão de chuva para os próximos dias se baseia na esperada atuação de áreas de instabilidades que se formam sobre o oceano Atlântico e no leste do Nordeste

Escrito por Redação ,
Legenda: Os meses de dezembro e janeiro marcam a Pré-Estação no Ceará
Foto: VC Repórter

Os próximos três dias será de chuvas em toda a faixa litorânea do Ceará, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Na Grande Fortaleza houve registro de precipitações em Maranguape, Caucaia e na Capital.

Em Fortaleza, moradores relataram precipitações no Centro, e na avenida Raul Barbosa, no bairro Aerolândia, avenida Aguanambi, no Bairro de Fátima, avenida Leste-Oeste, no bairro Moura Brasil e Pirambu, além da avenida Jornalista Tomaz Coelho, no bairro Messejana. 

A Funceme registrou precipitações em pelo menos 10 municípios. Os dados serão atualizados pelo órgão no decorrer desta segunda. A maior precipitação foi em Missão Velha com 39,4 milímetros.

A previsão de chuva para os próximos dias se baseia na esperada atuação de áreas de instabilidades que se formam sobre o oceano Atlântico e no leste do Nordeste.

Nível de reservatórios preocupa, mas risco de novo apagão é baixo

A tendência de acumulados menos expressivos nos municípios cearenses se deve ao atual posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra ao norte da Linha do Equador, demonstrando pouca influência nas precipitações para o estado. Contudo, a faixa litorânea pode apresentar registros devido à atuação de áreas de instabilidade relacionadas à brisa marítima.

Ceará no período da Pré-Estação

Os meses de dezembro e janeiro marcam a Pré-Estação no Ceará. Como o próprio nome diz, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio, e características climáticas específicas.

De acordo com dados da Funceme, a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não tem relação com o resultado dos meses seguintes.

Entre o fim e o começo no ano, as precipitações costumam ser decorrentes da influência de frentes frias que alcançam o Estado da Bahia e provocam formação de áreas de instabilidade e nuvens de chuva, principalmente, no sul do Ceará, por isso, as chuvas no Cariri costumam iniciar no mês de dezembro.

Além das frentes frias, o período também é caracterizado pela atuação dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs) e dos Cavados de Altos Níveis (CANs), que, dependendo do seu posicionamento provoca chuvas no Ceará. Durante a quadra chuvosa, o principal sistema indutor de chuvas no Ceará é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Conforme a Funceme, a tendência é de que o volume acumulado de chuvas em dezembro de 2020 fique próximo à normal climatológica, isto é, próximo a 31,6 mm.

Maiores chuvas do dia no Ceará

  1. Missão Velha (Posto: Jamacaru) : 39,4 mm
  2. Jardim (Posto: Sítio Bonsucesso) : 23 mm
  3. Porteiras (Posto: Sítio Saco) : 21 mm
  4. Cedro (Posto: Cedro) : 10 mm
  5. Palmácia (Posto: Palmácia) : 8,2 mm
  6. Crato (Posto: Macarau) : 7 mm
  7. Granjeiro (Posto: Novo Granjeiro) : 5,4 mm

Previsão para os próximos dias

Segunda-feira (21):

  • Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité e no Cariri.

Terça-feira (22):

  • Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité.

Quarta-feira (23):

  • Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados