Edifício São Pedro tem tombamento aprovado

Decreto aguarda assinatura de Roberto Cláudio para proteção definitiva

Escrito por Redação ,

O Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema, teve seu tombamento definitivo aprovado por unanimidade pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic) nesta quinta-feira (10). O decreto segue agora para assinatura do prefeito Roberto Cláudio. 

O prédio, onde funcionou o Plaza Hotel, teve instrução de tombamento elaborada pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza, após solicitação dos proprietários do imóvel. 

O documento que requereu a proteção definitiva do prédio reforça que o "edifício São Pedro é um forte referencial na memória dos moradores e frequentadores, antigos e novos, da Praia de Iracema", além de ser um "marco de enorme importância na construção da imagem da cidade, graças ao seu estilo arquitetônico e sua excêntrica e maciça volumetria que se destaca do seu entorno". 

História

Com estrutura que lembra um navio, o São Pedro foi inaugurado em 1951, sendo o primeiro edifício da orla marítima de Fortaleza. A estrutura acabou tornando-se um hotel por conta de um grande evento que aconteceria na cidade, que ainda não possuia locais adequados para abrigar todos os visitantes. A pedido do então governador, Raul Barbosa, a imobiliária Pedro Philomeno Gomes, proprietária do imóvel, transformou parte do prédio no hotel Iracema Plaza. 

Nos últimos anos, a estrutura encontrava-se em situação de degradação, sendo ocupada irregularmente por famílias e estabelecimentos comerciais. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.