Desfile de 7 de setembro não acontece este ano em Fortaleza; confira o que abre e fecha

De acordo com a Assessoria do Exército Brasileiro, uma cerimônia deve ser realizada internamente

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Bandeira do Ceará
Legenda: Marcha tradicional foi suspensa para evitar aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Foto: José Leomar

Para evitar aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus, a 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, localizada no Ceará, optou por realizar a cerimônia em alusão ao dia da Independência do Brasil, na próxima segunda (7), apenas internamente. Portanto, não haverá o tradicional desfile cívico-militar na Beira-Mar. O órgão também informou que não há previsão de transmissão virtual. 

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), que também participa anualmente do desfile cívico-militar, informou que não haverá solenidade somente o hasteamento da bandeira em comemoração a data. Já a Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE), informou que não terá nenhuma solenidade alusiva devido à pandemia.  

O feriado nacional também modifica o funcionamento de alguns serviços como farmácias e agências bancárias. Confira a seguir o que abre e o que fecha durante o 7 de setembro:

Comércio

Lojas e depósitos

A abertura das lojas fica a critério dos proprietários, de acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas Fortaleza), Cid Alves. “Existe a permissão de abrir mas quem decide é o dono. Ele vai verificar se vale a pena ou não ficar aberto”. Alves, também presidente da Associação dos Comerciantes de Material para Construção do Estado do Ceará (ACOMAC), avisa que o mesmo vale para os estabelecimentos nesta última categoria. 

Centro

O funcionamento das lojas do Centro de Fortaleza será  facultativo, ou seja,  também estará a critério do proprietário do estabelecimento, segundo o Sindilojas Fortaleza.  

Bares e restaurantes

De acordo com o Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de praia, Buffets e similares do Estado de Ceará (SINDIREST), o funcionamento dos estabelecimentos permitidos pelo decreto sanitário será normal. Apesar disso, os bares, ainda sem autorização para funcionar, permanecerão fechados. 

Padarias

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (SINDPAN), Angelo Nunes, as padarias funcionarão normalmente durante o feriado do dia 7 de setembro. 

Supermercados

Os situados em Fortaleza devem funcionar normalmente, conforme a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

Farmácias

Funcionamento facultativo. De acordo com Fábio Timbó, presidente executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Estado do Ceará (SINCOFARMA), a abertura ficará a critério do dono do estabelecimento. “É ele que decidirá, inclusive, sobre delivery e outros serviços”, explica Fábio.

Shoppings

Iguatemi Fortaleza
 

O funcionamento será normal durante o feriado, seguindo os seguintes horários:

  • Lojas e quiosques funcionarão das 12h às 22h; 
  • Praça de alimentação estará aberta das 11h às 22h e restaurantes das 11h30 às 22h.
  • Já a Lojas Americanas estará aberta das 12h às 22h e o Hipermercado Extra das 7h às 23h

Shopping Parangaba

Funcionamento normal, com horários específicos para lojas, que abrem das 12h às 22h. Já a praça de alimentação funcionará das 11h às 22h. 

Shopping Aldeota

Praças de alimentação e lojas abrem normalmente, das 12h às 21h

Rede RioMar (Presidente Kennedy/ Papicu) 

Funcionamento normal, das 12h às 22h. 

North Shopping e Via Sul

As unidades da Rede Ancar Ivanhoe no Ceará (North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping), devem funcionar normalmente nos seguintes horários: 

  • Lojas e quiosques: funcionamento de 12h às 22h.
  • Praça de Alimentação: funcionamento de 11h às 22h

Shopping Benfica

O funcionamento do shopping será normal, das 12h às 22h

 

Serviços

Postos de Saúde

De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, os postos de saúde da Capital devem funcionar em regime de final de semana. Além disso, a Pasta informou que os postos de saúde Paulo Marcelo (Regional II), Anastácio Magalhães (Regional III) e Messejana (Regional VI) ficam abertos no feriado para imunização de rotina e campanha contra o sarampo.  

Cagece

Em nota, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou que funcionará em regime de plantão para de manutenção das redes de água e de esgoto em Fortaleza e no interior do estado. Contudo as lojas e núcleos de atendimento da companhia estarão fechadas durante o feriado, com atendimento retornando na terça-feira (8).

Quem necessitarem de atendimento no feriado pode entrar em contato com a companhia pelos canais de atendimento disponíveis, como o Cagece App (disponível para Android e iOS), a Central de Atendimento (0800 275 0195), disponível 24h por dia, ou por meio da Gesse, a assistente virtual da companhia, que atende pelo site.

Enel

Por nota, a companhia informou que manterá equipes trabalhando normalmente durante o feriado, além disso operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros estarão trabalhando para garantir o fornecimento de energia no município.
 
Sobre atendimento ao cliente, a Enel destacou que funcionará por meio da Central de Relacionamento (0800.285.0196), 24h por dia, e as lojas de atendimento, em todo o Estado, estarão fechadas na segunda-feira (7), mas voltam a funcionar normalmente na quarta-feira (8).  

Postos de combustíveis

Conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos), os postos funcionarão normalmente tanto no interior quanto na Capital. “O que pode mudar de um estabelecimento para outro são os horários. Essa decisão quem deve tomar é o proprietário do posto”, avisa Antônio José Costa, assessor de economia do Sindipostos. 

Metrofor

As três linhas do sistema metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana funcionarão em horários especias na segunda-feira (7), com o objetivo de dar apoio ao funcionamento do comércio durante o feriado, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).   

Linha Sul:
Sentido Chico da Silva (Centro): 6:25 às 10:00 / 11:20 às 15:25
Sentido Carlito Benevides (Pacatuba): 06:30 às 9:40 / 11:30 às 15:30

VLT Parangaba-Mucuripe:
Sentido Papicu: 6:25 às 9:35 / 11:25 às 14:35
Sentido Parangaba: 06:55 às 10:10 / 11:55 às 15:10

Linha Oeste
Sentido Fortaleza (Centro): 06:25 às 9:25 / 12:10 às 15:10
Sentido Caucaia: 07:10 às 8:40 / 11:25 às 15:55

Bancos

Conforme o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), os bancos não irão funcionar no feriado do dia 7 de setembro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.