Carteiras de estudante de 2019 são prorrogadas até o próximo dia 30 de junho

Para solicitar o novo documento, o estudante deve acessar a plataforma online da Etufor

Legenda: Os alunos que já receberam a nova carteira estudantil e desejam começar a utilizá-la devem ir até à sede da Etufor para antecipar a validação
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

A validade das carteiras estudantis de 2019 foi prorrogada até 30 de junho de 2020, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Portanto, quem possui o documento 2019 pode continuar utilizando no transporte público de Fortaleza e para ter acesso à meia entrada em programações culturais, até o fim de junho. 

Para solicitar a nova carteirinha, o estudante deve acessar a plataforma online disponibilizada pela Etufor, já que os atendimentos presenciais estão suspensos devido à pandemia. 

Quem pode solicitar 

Devem utilizar a nova plataforma os alunos novatos das escolas públicas e particulares, veteranos que mudaram de instituição e todos os estudantes das universidades públicas (Uece, UFC e IFCE), bem como os alunos do Prouni. 

Para a solicitação são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e declaração atualizada de matrícula. 

Segundo a Etufor, o aluno ou responsável deve acessar o link, inserir o número do CPF e adicionar um e-mail válido. É pelo e-mail que o estudante vai receber todas as instruções, após a conclusão das etapas de solicitação. Também será solicitado um número de telefone, caso seja necessário entrar em contato posteriormente. 

Após esta fase, o aluno será direcionado para inserir seus dados pessoais. Em seguida, será necessário anexar os arquivos das documentações necessárias. A biometria facial será feita posteriormente. 

Quem já possui biometria no sistema não precisa fazer novamente. 

Pedido feito pela instituição 

Os estudantes de escolas e universidades particulares que não mudaram de instituição devem acessar o link, preencher seus dados (CIA ou nome completo), emitir o boleto para fazer o pagamento e aguardar a emissão do documento estudantil pelas entidades. 

Já os alunos veteranos das escolas públicas municipais e estaduais continuam aguardando a solicitação das carteiras estudantis 2020, que é feita pela direção das escolas. 



Redação 07 de Junho de 2020