Blocos carnavalescos de Fortaleza anunciam que só se apresentarão após vacina contra Covid-19

Ceará acumula 260.154 diagnósticos positivos do novo coronavírus e 9.134 óbitos pela doença

Escrito por Redação ,

Os blocos que atuam no Pré-Carnaval e Carnaval de Fortaleza anunciaram na noite deste domingo (11) que as apresentações de 2021 só ocorrerão após o início da vacinação contra o novo coronavírus. 

"Nós, que sempre soubemos o valor do encontro plural das multidões, estabelecemos como condição irreversível para pormos os blocos na rua, em 2021, a existência de uma vacina edificiente e segura contra o novo coronavírus (Sar-Cov-2), bem como a realização, por parte do poder público, de uma ampla campanha de imunização gratuita da população", diz o comunicado.

Segundo o comunicado, divulgado em conjunto, a decisão foi tomada como parte do "compromisso com a vida e com o bem-estar dos fortalezenses, neste tempo de dores e incertezas causadas pela pandemia de Covid-19".

Meio mais seguro de combater Covid-19, vacina divide opiniões

> Diretor da OMS afirma que há esperança para vacina contra Covid-19 até fim do ano

> Vacina da Oxford chega em janeiro, diz ministro da Saúde

Ainda segundo os blocos, esse é um momento de recolhimento entre os foliões."É esse espírito de apreço pela diversidade e pela plenitude do viver que nos faz entender que o atual cenário exige recolhimento e paciência, nos obrigando a um afastamento momentâneo que é sofrido, mas é, também, garantia de saúde para estarmos juntos por muito mais tempo".

O Ceará acumula 260.154 diagnósticos positivos do novo coronavírus e 9.134 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em todo território cearense já foram notificados 796.777 ocorrências da doença. Os dados são da atualização das 9h23 também do domingo.

Vacinas

No último dia 26 de setembro, o Ministério da Saúde anunciou adesão ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility), o que permitirá que o Brasil tenha pelo menos mais nove opções de vacinas em desenvolvimento. Deste modo, assim que houver no mundo uma vacina de eficácia e segurança comprovadas, o País poderá imunizar os grupos de risco da doença já a partir de 2021.

O investimento para entrada do Brasil na Covax Facility foi de R$ 2,5 bilhões, por meio da Medida Provisória No 1.004, de 24 de setembro de 2020. O grupo é uma ação internacional coordenada, prioritariamente, pela Aliança Gavi, com o intuito de promover a produção e o acesso global à imunização contra a Covid-19. A negociação sobre valores e prazos de entrega pelos laboratórios, então, cabe à Gavi.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.