Av. Monsenhor Tabosa vira corredor turístico de Fortaleza

Com a nova Lei, os horários do comércio na Avenida devem ser alterados para atrair mais turistas

Escrito por Redação ,
Legenda: O historiador Miguel Ângelo, o Nirez, ressaltando a importância histórica da via para a identidade de Fortaleza
Foto: Foto: Arquivo Nirez

Da varanda de casa, o engenheiro britânico Mister Hull observava o nascer e o cair do sol no mar de Iracema, a chegada e a partida dos navios na Ponte Metálica, o vai e vem dos astros que cabiam perfeitamente no telescópio do amante da Astronomia. O dono da construção imponente - demolida em 1970 para dar lugar a uma das entradas do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - tinha como vizinhos a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha e o Seminário da Prainha, instituição católica que batizou de "Rua do Seminário", até os anos 1930, uma das mais importantes vias da cidade: a avenida Monsenhor Tabosa.

O nome oficial atual - bem mais charmoso que o anterior, "Rua 19-A" - é emprestado do Vigário Geral da Arquidiocese de Fortaleza à época, Antônio Tabosa Braga, falecido em 1935 e homenageado pelo projeto do então vereador Valdemar Caracas. No último dia 15, a extensa via permeada pela história da cidade teve o trecho entre as ruas Almirante Jaceguai e João Cordeiro classificado como Corredor Turístico da Avenida Monsenhor Tabosa, mudança determinada pela Lei nº 10.570, publicada no Diário Oficial de Fortaleza de 19 deste mês.

A partir de agora, as 232 lojas ao longo da via - lugar que já foi ocupado pelas belas residências da década de 1920 - entrarão, oficialmente, no roteiro turístico da cidade, com horário de funcionamento estendido. "Hoje, estamos ligados ao horário do Centro, o que não corresponde à realidade daqui. Estender o tempo de funcionamento facilita as compras não só para os turistas, mas para os fortalezenses", avalia a presidente da Associação de Lojistas da Monsenhor Tabosa (Almont), Márcia Sérgia.

Fluxo

Atualmente, o comércio da avenida funciona das 9h às 19h na semana e até 17h aos sábados. Com a lei sancionada, segundo Sérgia, será possível estender o horário até as 21h, "trazendo mais vida e movimento à rua". O fluxo comercial intenso, porém, nem sempre foi o que regou a avenida. "Por muito tempo, a Monsenhor serviu apenas de caminho pra quem se dirigia à Praia de Iracema", relembra o historiador Miguel Ângelo, o Nirez, ressaltando a importância histórica da via para a identidade de Fortaleza. "É lá que fica uma das igrejas mais antigas da cidade, a de Nossa Senhora da Conceição da Prainha, ligada ao Seminário da Prainha. Antes da existência da Igreja de Fátima, todas as comemorações dos dias 13 aconteciam lá. É um corredor muito ligado à história e à religião católica", diz.

Reorganização

Fotos antigas e a memória de quem viveu à época mostram que a Monsenhor Tabosa já foi bem mais larga, espaço de sobra para os poucos carros que transitavam. Após uma reorganização da área, há quase 20 anos, a via ficou mais estreita, "mas ganhou duas calçadas largas que servem muito aos turistas", observa o historiador Nirez.

Os visitantes da Capital cearense, contudo, devem ter à disposição, a partir de julho próximo, muito além de comércio e paisagismo. De acordo com o secretário executivo de Turismo de Fortaleza, Eric Vasconcelos, uma nova Casa do Turista será implantada na Avenida Monsenhor Tabosa, atraindo ainda mais movimento ao comércio.

"Os turistas passam o dia nas praias, chegam em Fortaleza no fim da tarde e encontram a Monsenhor Tabosa fechada. Com o horário estendido e o suporte da Casa do Turista, eles têm a oportunidade de curtir o dia e, à noite, fazer as compras", avalia, afirmando ainda que a Pasta montará, até junho, junto à Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), uma programação turística e cultural para ocupar a Monsenhor durante a alta estação. "Com a lei, a Avenida vai entrar nos pacotes de isenção fiscal da Prefeitura, para atrair bares, restaurantes e galerias que queiram se instalar", acrescenta.

A carga histórica da avenida que cruza a identidade dos fortalezenses também deve ser valorizada, segundo o secretário executivo Eric Vasconcelos, com programações-retrato da cultura da cidade. A previsão para que as mudanças comecem a ser vistas é o mês de julho, já na alta estação, período em que Capital recebe milhares de turistas.

Mudanças

232 lojas ao longo da via - lugar que já foi ocupado pelas belas residências da década de 1920 - entrarão, oficialmente, no roteiro turístico da cidade

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.