A campanha de vacinação contra gripe em Fortaleza está aberta à população geral, com seis meses ou mais, a partir desta segunda-feira (5). Os 116 postos de saúde da Capital realizam a vacinação, de 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.
A campanha começou em abril pela imunização dos grupos prioritários. Os integrantes de qualquer uma das três etapas da campanha que não foram imunizados devem procurar um ponto de vacinação.
O imunizante protege contra três subtipos da gripe (H1N1, H3N2 e influenza B).
Para crianças, entre seis meses e 8 anos 11 meses e 29 dias, são administradas duas doses. Os demais recebem uma dose única.
Entre os grupos prioritários, estão idosos, crianças, gestantes e puérperas, povos indígenas, profissionais da saúde, professores, pessoas com deficiência ou doenças crônicas etc.
Duas campanhas de vacinação
O Brasil realiza, simultaneamente, campanhas de vacinação contra a gripe e contra a Covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde é manter um intervalo de 14 dias entre as duas vacinas.
Devido à gravidade da doença, a imunização contra Covid-19 deve ser priorizada. Dessa forma, a orientação é remarcar a imunização contra a Influenza para, pelo menos, duas semanas depois ao dia que o paciente recebeu a vacina contra o novo coronavírus.
Moradores de Fortaleza com mais de 50 anos, cadastrados na plataforma Saúde Digital podem se vacinar contra Covid-19 sem necessidade de agendamento.
O Ministério também recomendou o adiamento da vacinação contra a Influenza nas pessoas com quadro sugestivo de infecção pela Covid-19 . A orientação tem por objetivo "evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais".