Todos os 121 bairros de Fortaleza registraram óbitos de residentes por Covid-19. Apesar do aumento da área onde houve registro de vítimas da doença, a média diária de casos e mortes pelo novo coronavírus caiu em relação às semanas anteriores. As informações são boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado na noite desta sexta-feira (12).
> Oito postos de saúde funcionam em Fortaleza neste fim de semana
Até a atualização anterior, ocorrida no dia 3 de junho, o bairro De Lourdes era o único que ainda não havia registrado mortes de residentes pela Covid-19.
Conforme o boletim, a Barra do Ceará, com 728 pessoas que testaram positivo para a doença e 107 óbitos; e o Vicente Pizón, que registrou 354 casos e 73 mortes pelo novo coronavírus, estão entre os bairros populosos com alta letalidade da doença na Capital.
De acordo com o documento, a média diária de casos e de mortes caiu em comparação com as semanas anteriores. Na 23º semana epidemiológica, do dia 1º a 7 de junho, houve, em média, 102,1 casos confirmados e 29,6 óbitos.
Na semana 18, de 26 de abril a 2 de maio, foi registrada a maior média de diagnósticos, com 739 por dia. Já nas semanas 19 e 20, de 3 a 15 de maio, tiveram a maior média de mortes, com até 81,7 óbitos diários.
Ainda segundo o boletim, apesar de já apresentar dados desta sexta-feira (12), ainda não há evidências dos efeitos da semana de transição para retomada econômica na capital para a situação da Covid-19. Essa avaliação só poderá ser feita com segurança do ponto de vista de variação de casos e mortes no fim da próxima semana.
Porém, até agora, em termos epidemiológicos, não há comprometimento da primeira fase do plano de retorno das atividades estabelecido pelo governo do Ceará e pela prefeitura de Fortaleza.
render contentId="1.2216450"]