Sisu 2019: MEC registra mais de 166 mil inscritos 

Em média, duas mil inscrições são contabilizadas por minuto.

Mais 166 mil inscritos no primeiro sai de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. Este é o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com a equipe de monitoramento do MEC, entre às 0h e as primeiras horas do dia, foram contabilizadas mais de 309 mil inscrições, o que representa uma média de duas mil inscrições por minuto. 

E o número tende a aumentar ainda mais já que os interessados têm até o dia 25 desse mês para se inscrever. O processo é feito exclusivamente pela página do Sisu na internet com o número de inscrição do Enem. Cada candidato pode escolher até duas vagas, especificando a ordem de preferência, o turno e a modalidade de concorrência.

Pode participar do Sisu 2019 quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e não tenha zerado a redação. Como o Sisu é atualizado em tempo real é necessário que o candidato acesse diariamente o sistema para saber qual a sua posição. Nesta primeira edição do Sisu em 2019 estão sendo ofertadas 235.461 vagas, distribuídas em 129 universidades e institutos federais de educação superior espalhados por todo o país. 

Simulador 
Uma nova ferramenta lançada pelo MEC permite aos candidatos comparar informações e, a partir da sua nota, verificar em qual universidade pode vir a ser aprovado e em quais cursos. O simulador também serve como auxílio para saber o que é preciso melhorar na nota do Enem para conseguir aprovação no curso de interesse. Para utilizar a plataforma basta acessar o site do Sisu e clicar em “simule aqui seu desempenho do Sisu”. Na outra página, terá a opção “download”. Depois de instalado, basta inserir as notas obtidas no Enem e filtrar a comparação por região, turno e cursos.

Bolsas de estudo para faculdade
Quem não conseguiu um bom desempenho no Enem ou nem chegou a participar do exame ainda tem uma chance de começar a graduação com uma bolsa de estudo do Educa Mais Brasil. Sem a necessidade de comprovar renda para participar do processo seletivo, os interessados podem acessar o site do programa, filtrar a faculdade pela cidade, escolher o curso de interesse e realizar a inscrição e forma gratuita.

 

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
logo educa mais brasil