Prefeitura de Fortaleza prorroga campanha de vacinação contra o sarampo até 31 de outubro

Podem se vacinar população entre 20 e 49 anos. A vacina está em em 115 postos de saúde da capital

A Prefeitura de Fortaleza prorrogou, nesta quarta-feira (2), a campanha de vacinação contra o sarampo até o dia 31 de outubro, com foco nas pessoas de 20 a 49 anos de idade. A população pode ser vacinado em qualquer um dos 115 Postos de Saúde da capital, entre 7h30 às 18h30. 

Segundo a SMS, a decisão da prorrogação veio do Ministério da Saúde, pela necessidade de interromper a cadeia de transmissão do vírus no País. Em 2020, 21 estados apresentaram casos, cinco deles nos últimos 90 dias.

> Com três registros em 2020, Ceará pode entrar para lista de estados livres do sarampo

Ainda de acordo com o órgão, Fortaleza, até o momento, não registrou nenhum caso de sarampo. “Quem nunca foi vacinado ou não sabe se foi vacinado deve procurar o posto de saúde para receber a vacina, para evitar um surto da doença no Município”, afirma Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS.

Doença grave

 O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A principal medida de prevenção é a vacinação.

A vacina tríplice viral, que atua contra sarampo, caxumba e rubéola, faz parte da rotina de imunização e, por isso, está disponível durante todo o ano nos Postos de Saúde. O esquema vacinal compreende duas doses: a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, com a tetraviral (sarampo-caxumba-rubéola-varicela). Em situação de surto da doença, a dose zero é instituída para crianças a partir de 6 meses de idade, sob orientação do Ministério da Saúde.

Dos cinco até os 29 anos, são indicadas duas doses, com intervalo de 30 dias. Já dos 30 até os 59 anos, uma dose é suficiente. A avaliação da necessidade de vacinar ou não é feita pelos profissionais que atuam nos Postos, a partir da avaliação da caderneta de vacinação do usuário.