Prédio residencial de 7 andares desaba em Fortaleza; fotos e vídeos

De acordo com os Bombeiros, as buscas na região continuam durante a noite

Um prédio de sete andares, Edifício Andrea, desabou na manhã desta terça-feira (15) às 10h28, no cruzamento da Rua Tomás Acioli com Rua Tibúrcio Cavalcante, no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

Treze horas após o desabamento do Edifício Andrea, uma pessoa foi retirada dos escombros morta na noite desta terça-feira (15), no Dionísio Torres. A vítima foi identificada como Frederick Santana dos Santos, de 30 anos. A informação foi confirmada, no local, pelo Coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros, por volta das 23h56 desta terça-feira (15). 

1 morte
8 seguem desaparecidos no escombros e 9 resgatados com vida. Corpo de Bombeiros dá números oficiais da tragédia no Edifício Andrea

A movimentação no local é intensa desde manhã. De acordo com os Bombeiros, as buscas na região seguem durante a noite. Eles instalaram refletores nas ruas diagonais da Tibúrcio Cavalcante, para iluminar o local. No momento da queda do prédio, os entulhos caíram em cima de casas vizinhas e sobre um caminhão. Pelo menos seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência (SAMU) foram ao local para atender a ocorrência.

Ao visitar a região nesta noite, Camilo garantiu que tanto o governo quanto a prefeitura estão disponibilizando tudo o que for  necessário para o resgates das vítimas. "Esse é um trabalho que precisa ter muita paciência e técnica. Todo o apoio necessário como alimentação, psicológico, assistencial está sendo dado às famílias", disse.

"Vamos trabalhar 24 horas se for preciso no resgate", afirma o governador Camilo Santana.

Quem é a pessoa resgatada sem vida

1)  Frederick Santana dos Santos, de 30 anos, estava entregando água no mercantil vizinho ao Edifício Andrea, no momento do desabamento. Ele não conseguiu sair a tempo e teve a morte confirmada pelos bombeiros no fim da noite de terça (15). 

Quem são as pessoas resgatadas com vida

1) Fernando Marques, 20 anos, foi o primeiro resgatado com vida dos escombros. 
2) Antônia Peixoto Coelho, 72 anos. Estado de saúde é considerado grave. 
3) Cleide Maria da Cruz Carvalho, 60 anos. Foi encaminhada para hospital com ferimentos no corpo, mas quadro de saúde é estável. 
4) Davi Sampaio, estudante de 22 anos. Sofreu escoriações e foi levado à clinica particular de Fortaleza.
5) Gilson Gomes, 53 anos, estava em um mercantil ao lado do prédio.
6) Existem ainda mais 4 vítimas que foram resgatadas com vida, mas não há informações sobre a identidade delas; 

 

Vídeo mostra momento da queda

Drone: imagens aéreas mostram cenário de destruição

Vítima sob escombros ligou para a mãe

Uma pessoa que está debaixo dos escombros do prédio conseguiu falar com a mãe usando um telefone celular e são as ligações que orientam os trabalhos de resgate.

"Eu estava em casa. Há 30 minutos ouvi um barulho forte. Como se fosse uma batida de caminhão, coisa do tipo. Em seguida ouvi um barulho desencadeado. Eu disse: não! Caiu alguma coisa. Desabou alguma coisa. Olhei pela janela e vi poeira muito forte e gente correndo", disse Mário Ferreira, morador da região.

Prédio estava em reforma que retirou colunas, diz amigo de morador

O aposentado Edilanio Martins afirmou que ouviu de um amigo morador que o condomínio estava em obras, executada irregularmente. 

"Tem um amigo meu que mora no prédio, o Paulão, não sei se ele estava lá, mas tem gente dentro. Ele tá em reforma, o rapaz disse que mexeram errado na coluna", disse.

O grupo no WhatsApp do condomínio publicou vídeo na noite anterior, feito por um morador, com bate-papo sobre as condições das colunas do prédio. 

"Estão quebrando toda a estrutura de concreto que envolve os pilares. E tão deixando só as ferragens. Não tão colocando nem aqueles apoios de ferro para as áreas de influência dos pilares. Eu to ficando muito assustado com isso", disse um morador no grupo WhatsApp do condomínio

"Eu ouvi um estrondo, pensei que era nos fundos da minha casa, corri para ver o que era. Achei que era uma ventania. Era um prédio residencial. Eu moro aqui há 20 anos e ele já estava aqui" disse uma moradora da região, que não quis se identificar. 

Vídeos minutos após a queda do prédio

Informação corrigida

Frederick Santana dos Santos é a primeira vítima da tragédia que aconteceu no cruzamento das ruas Tibúrcio Cavalcante com Tomás Acioli. De manhã, os Bombeiros e a SSPDS informaram que uma pessoa tinha morrido, mas a informação foi corrigida no início na noite desta terça, tanto pelos Bombeiros, como pelo governador Camilo Santana. 

A reportagem entrou em contato com os bombeiros para saber mais informações sobre a morte que eles haviam confirmado na manhã de hoje, mas ainda aguarda nota do órgão.